Topo

Coluna

Flávio Ricco


O esporte é e sempre será um produto indispensável na televisão

Visão do Maracanã na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 - REUTERS/Fabrizio Bensch
Visão do Maracanã na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 Imagem: REUTERS/Fabrizio Bensch

Colunista do UOL*

20/08/2016 07h01

Neste domingo (21), no Maracanã, teremos a festa de encerramento dos Jogos Olímpicos e, no que diz respeito ao evento, o trabalho apresentado pela televisão do Brasil foi medalha de ouro.

Houve o empenho de todas, emissoras abertas e fechadas, na medida de cada uma, em procurar apresentar o melhor, o que de fato continua acontecendo, apesar de toda a preocupação que já existe com o dia seguinte.

Se nos canais esportivos da TV paga existe a segurança da continuidade, o mesmo não se aplica, com exceção à Globo, às demais do sistema convencional, no caso Record e Bandeirantes.

E o problema que aflige a ambas é o mesmo, ou seja, falta do que fazer no campo esportivo daqui em diante, o que coloca em situação das mais delicadas todos os profissionais a elas vinculados e que ainda aparecem vestindo as suas camisas nesses Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Uma pena, porque o esporte, como mais uma vez se demonstra, tem muito a oferecer em audiência e interesse comercial. Para a televisão como um todo, para sempre será um dos seus principais produtos.

Em cima disso

A Rede TV! está em negociações bem avançadas para fechar a transmissão do Sul-Americano de Rugby, em suas próximas edições.

É um esporte que já começa a despertar a atenção de muitos brasileiros.

Avanço

Ainda da Rede TV!, todo um trabalho está sendo feito para apresentar ao público inovações importantes na transmissão dos debates para as prefeituras de São Paulo e Rio, especialmente.

A utilização da segunda tela será um diferencial dos mais explorados, para poder contar com a participação direta do telespectador.

Vai ao vivo

O “Caldeirão do Huck”, uma vez mais, será transmitido ao vivo neste sábado.

Exibição a partir das 14h, mas sempre permitindo as intervenções do esporte para informações da Olimpíada.

Também tem isso

Dia desses aqui se falou do fracasso do “Batalha dos Cozinheiros” na Record. Em momento nenhum o programa decolou no Ibope.

Mas também tem o seguinte: existe uma overdose de programas culinários na televisão brasileira. Nem na Itália, capital mundial da gastronomia, se chega a tamanha quantidade.

Bruno Gagliasso está fora de novela das 9h - AgNews - AgNews
Bruno Gagliasso está fora de novela das 9h
Imagem: AgNews
 Dentro e fora

Bruno Gagliasso não vai mais emendar “Sol Nascente”, que vai estrear agora, com “O Homem Errado”, novela de Thelma Guedes e Duca Rachid prevista para exibição no segundo semestre de 2017, faixa das 21, na Globo. Ele não está mais no projeto.

Por sua vez, Mariana Ximenes, Cauã Reymond e Sérgio Guizé estão confirmados.

Tirou o pé

Com 42 capítulos escritos, os autores de “Sol Nascente”, Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fisher decidiram diminuir um pouco o ritmo de trabalho.

Vão aguardar a estreia, no dia 29, para retomar o ritmo normal. Ainda como preparação para a estreia, as chamadas colocadas no ar estão bem estimulantes.

Apresentação

Ainda a propósito de “Sol Nascente”, na segunda-feira, o primeiro capítulo fechado da novela, editado e sonorizado, será apresentado pelo diretor Leonardo Nogueira para o alto comando da Globo.

Por alto comando, entenda-se, Carlos Henrique Schroder e Silvio de Abreu.

Chegou a hora

Passados os Jogos Olímpicos, já a partir de segunda-feira, as atenções na Globo também irão se voltar para a “Malhação” da dupla Cao Hamburger e Paulo Silvestrini.

A previsão para estreia é a mesma, estrear entre março e abril do ano que vem, mas o plano é iniciar a sua produção já nos próximos meses.

Aniversário

O “Hoje em Dia”, da Record, vai completar 11 anos de exibição na segunda-feira, 22. O atual elenco do programa se submeteu a algumas sessões de fotos, para distribuir material sobre o assunto.

Mas, fora isso, não está prevista nenhuma outra comemoração especial.

Os apresentadores Carol Barcellos e Flávio Canto - Divulgação - Divulgação
Os apresentadores Carol Barcellos e Flávio Canto se despedem da "Balada Olímpica"
Imagem: Divulgação
Despedida

O “Balada Olímpica”, apresentado por Carol Barcellos e Flávio Canto, se despede neste sábado da programação da Globo.

Durante sua exibição, o programa, que faz um balanço das várias competições, agitou as redes sociais.

Globo nas mídias sociais

De acordo com levantamento da Socialbakers, líder mundial em análise e otimização da presença e desempenho de empresas nas mídias sociais, a Globo foi a marca que mais engajou os usuários nos Jogos Olímpicos.

Entre os atletas, o campeão de engajamento foi Usain Bolt. O carisma de Gustavo Kuerten também fez sucesso entre os internautas.

Outros citados, elogiados e que entraram nos TT’s foram Marcos Uchôa, Fernanda Gentil, Cris Dias, Flávio Canto, Carol Barcelos, Alex Escobar, Daiane dos Santos, Hortência e Luis Roberto.

Bate – Rebate

• Glenda Kozlowski mostrou nesta Olimpíada que é um valor que o esporte da Globo pode contar em diferentes situações...
• ... É, como sempre foi, uma boa apresentadora e durante a realização dos jogos soube se ajustar nas funções de narradora...
• ... Os exageros do começo foram corrigidos ao longo da competição.
• Na Record a ordem é não repetir enganos do passado. A maior parte do elenco de “O Rico e o Lázaro”, substituta de “A Terra Prometida” será contratada por obra...
• ... Será mantida a decisão de conservar em seu banco de elenco apenas o mínimo e indispensável.
• O compromisso da Luize Altenhofen com o SBT termina neste domingo...
• ... Valeu apenas pelo período olímpico e não será renovado.
• Convidado pelo “Hoje em Dia”, da Record, Fábio Porchat vai participar do programa da próxima quarta-feira...
• ... Tudo isso faz parte do esquema de divulgação do seu novo talk-show...
• ... Aliás, todos os participantes do novo programa do Porchat na Record, são obrigados a assinar também autorizações para uso de imagem nas exibições do Warner Channel.

C´est fini

O “Esquadrão da Moda”, da Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, terá uma edição especial neste sábado, comemorativa aos 35 anos do SBT.

O programa vai contar com as participações de Carlos Alberto de Nóbrega, Danilo Gentili, Milene Pavorô, Roque e Patricia Abravanel.  Começa às 20h30.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco