Apresentador Goulart de Andrade morre aos 83 anos em São Paulo
O apresentador e jornalista Goulart de Andrade morreu aos 83 anos nesta terça-feira (23), no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. Goulart estava internado havia cerca de duas semanas, mas seu estado de saúde se agravou em decorrência de problemas no sistema cardiorrespiratório e ele não resistiu.
A pedido de Goulart, seu corpo será cremado. O velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo, a partir das 14h30, no Espaço Cultural V Centenário.
Otávio Mesquita, que soube da morte do jornalista pela mulher dele, atribui a Goulart a sua principal inspiração. "Ele é o cara que inventou a madrugada. Quando eu resolvi ser jornalista, resolvi segui-lo e disse que um dia seria como ele. Ele falou, 'boa sorte, menino. Venha comigo'. Eu nunca mais me esqueci daquilo", afirmou Mesquita, emocionado, ao UOL.
De acordo com o apresentador do SBT, Goulart estava consciente da gravidade de seu quadro. "Desde ontem estava mal e tinha ciência de que estava partindo", disse.
Goulart iniciou a carreira na televisão no programa "Preto no Branco", na TV Rio, em 1958. Nos anos 70, trabalhou no "São Paulo Especial" e no "Globo Shell Especial", ambos apresentados pela TV Globo.
No início da década de 80 criou o programa "Plantão da Madrugada", na Globo, cujo mesmo formato foi apresentado por ele na Rede Bandeirantes com o nome de "Comando da Madrugada".
Atualmente, ele era contratado da TV Gazeta como apresentador do programa "Vem Comigo", no qual alunos da Fundação Cásper Líbero tinham a missão de repaginar temas de reportagens de seu acervo para a linguagem atual. As TVs Record e Record News lamentaram a morte de Goulart. Em nota enviada à imprensa, destacaram que ele era "um dos maiores jornalistas do país". No canal aberto, o apresentador comandou o "Repórter Record", entre 1998 e 2000. Na Record News, apresentou o "Programa Goulart de Andrade".
Ele deixa a mulher, Margareth Bianchini, com quem viveu nos últimos 13 anos, três filhos, três netos e uma bisneta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.