Topo

Coluna

Flávio Ricco


Televisão teve registros históricos na Olimpíada

Lipe e Wallace comemoram ouro do vôlei em volta olímpica no Maracanãzinho - REUTERS/Dominic Ebenbichler
Lipe e Wallace comemoram ouro do vôlei em volta olímpica no Maracanãzinho Imagem: REUTERS/Dominic Ebenbichler

23/08/2016 07h01

A Olimpíada do Rio de Janeiro, também para a televisão, foi outro sucesso para entrar na história, como fruto de um trabalho que atendeu por inteiro a expectativa de milhões de pessoas.

Exemplos isolados servem para demonstrar a dimensão de tudo. Sábado, final do futebol, Brasil e Alemanha, índices das três emissoras abertas diretamente envolvidas somaram 51 pontos, algo que beira 70% de participação.

A força da TV brasileira está entre as primeiras do mundo, razão pela qual os resultados das principais novelas diárias da Globo superam, em números incontestáveis, aos da transmissão do Super Bowl uma vez por ano.

Resultados que exercem, como simples consequência, forte impacto em outros setores. Não por acaso, hoje somos considerados o terceiro maior mercado de cosméticos e higiene pessoal e o quarto maior da Coca-Cola em todo mundo, com reflexos diretos na geração de empregos.

Muito mais que o campo publicitário, a economia brasileira agradece.

Em vias de...

Globo vai anunciar Leifert no BBB e Bial no lugar do Jô - Reprodução/Montagem - Reprodução/Montagem
Globo vai anunciar Leifert no BBB e Bial no lugar do Jô
Imagem: Reprodução/Montagem

A Globo oficializou a escolha de Tiago Leifert para apresentar o “Big Brother Brasil” e Pedro Bial como novo dono do horário ainda ocupado por Jô Soares.

Segundo se informa, só resta redigir o comunicado.

Tudo isso a partir de 2017.

Ombudsman

Como novidade, o programa do Fábio Porchat que estreia nesta quarta-feira na Record terá uma pessoa encarregada de defender os direitos do telespectador, com críticas e sugestões.

Este alguém será ninguém menos que a mãe dele, dona Isabella.

Foi e voltou

Xuxa regressou domingo de Nova York, depois de passar alguns dias procurando apartamento para a filha Sasha e uma amiga que estão de mudança para lá.

E alugou um de 80 metros quadrados, que vai atender plenamente as necessidades das duas.

Mundo pequeno

Xuxa encontra uma pintura com Milton Neves pendurado na casa do jornalista esportivo que está para alugar em Nova York - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Xuxa visita apartamento de Milton Neves em Nova York
Imagem: Arquivo pessoal

Nesta sua busca em Nova York, Xuxa viu vários imóveis e gostou de um no 41º andar de Upper East Side, surpreendida com o quadro pintado do dono, Milton Neves, pendurado do lado do bar. Achou graça na coincidência e ligou para ele, que está de mudança para Tribecca, no outro extremo de Manhattan.

O valor do aluguel, US$ 30 mil, e o tamanho do apartamento eram demais para as duas.

Fora do usual

Normalmente, as novelas produzidas aqui ou são exibidas antes ou, no máximo, ao mesmo tempo que em outros países.

Por causa do jogo, prorrogação e pênalti no sábado, “Haja Coração” teve sua exibição cancelada na Globo, mas foi ao ar na Globo Internacional. Esse “tá na frente lá fora” será corrigido na edição dos próximos capítulos”.

Hoje

Amaury Junior entrevista Luiz Fernando Guimarães na RedeTV! - Divulgação - Divulgação
Amaury Junior entrevista nesta terça-feira na Rede TV! o ator Luiz Fernando Guimarães, que fala sobre carreira, os rumos do humor e o espetáculo "O Impecável", em cartaz em São Paulo
Imagem: Divulgação

Improcedente

Nos bastidores, rolou informação sobre interesse em Sonia Braga para “O Homem Errado”, novela de Duca Rachid e Thelma Guedes prevista para estrear no segundo semestre de 2017, faixa das 21 horas.

Consultada, a Globo nega. Diz que a participação dela em momento nenhum foi cogitada.

Número impressionante

Depois das férias na Olimpíada, o “Profissão Repórter” voltará ao ar nesta quarta, na Globo, com um especial sobre as cidades com maior número de homicídios no Brasil.

E um registro que chama atenção: em Alagoas, no primeiro semestre, das 898 pessoas mortas, só duas eram brancas.

Domingo de altas

O SBT teve um domingo dos mais interessantes, segundo os dados do Ibope em SP, com destaque para o programa da Eliana que atingiu recorde de audiência. Após a boa entrega do “Domingo Legal”, 9 de média, “Eliana” subiu para 12 de média com pico de 17, seu melhor índice este ano.

O “Roda a Roda”, recebendo em alta, marcou 13 e o “PSS”, 14.

Marrento

Ontem, nas redações esportivas, falava-se em outro estranhamento do Neymar com torcedores, desta vez nos bastidores da vitória do vôlei.

É mais um caso daqueles que quando começa ou já subiu na cabeça fica bem perigoso.

Está fora

Foi confirmada nesta segunda-feira a saída do Renato Maurício Prado da Fox.

Motivos que pesaram para isso: o fato de morar em Itaipava e não ser credenciado para os Jogos Olímpicos. Continuará recebendo até o fim do contrato, em novembro, mas já deixou a apresentação do “A Última Palavra”.

Período

A Globo definiu para 27 de setembro e 20 de dezembro o período de apresentações da série “Nada Será Como Antes”, nas noites de terça-feira.

Trabalho de Guel Arraes e Jorge Furtado, ela é descrita como uma homenagem aos pioneiros da televisão brasileira.

Fabricio Boliveira integra o elenco como Péricles, um ator que faz sucesso nas rádios novelas, mas que tem dificuldade de conseguir papéis na televisão por ser negro, e vai se envolver com a locutora Verônica (Débora Falabella).

Bate – Rebate

• Luiz Bacci entrou em férias na Record. Está em Barcelona.
• Klebber Toledo grava nesta terça, para ir ao ar hoje mesmo, participação no programa do Jô.
• Roteiro de gravações de externas das novelas da Globo já voltou ao normal...
• ... “Haja Coração” foi uma das mais atingidas durante a Olimpíada.
• Só agora em setembro a Globo irá decidir quais serão os seus especiais de dezembro...
• ... Por enquanto, só Roberto Carlos, como todo ano acontece, está confirmado.
• O SporTV está novamente trabalhando com os seus três canais de sempre...
• ... O esquema colocado em prática na Olimpíada, segundo relatos da sua direção, apresentou resultados bem significativos.
• Além da chuva de verdade no Maracanã, também se encomendou uma outra sobre a chama durante a apresentação da cantora Mariene de Castro...
• ... Bom recordar que o “Domingão do Faustão” já fez “chover no palco”, durante apresentação do Luan Santana, num “Melhores do Ano”, ao vivo.

C´est fini

Apesar de Buddy Valastro ter uma viagem marcada para o Brasil em setembro, em função do encerramento do “Batalha dos Cozinheiros”, as chances de fazer, ainda este ano, a segunda temporada do “Batalha dos Confeiteiros” estão próximas de zero. Talvez, nem no próximo.

Existe, como grande preocupação, o desgaste da sua imagem com o produto atualmente em exibição.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaborou José Carlos Nery
 

Flávio Ricco