Topo

Coluna

Flávio Ricco


É hora da TV do Brasil voltar a ser mais ela

Buddy Valastro, o Cake Boss - Edu Moraes/Divulgação/Record
Buddy Valastro, o Cake Boss Imagem: Edu Moraes/Divulgação/Record

Colunista do UOL

17/09/2016 07h01

Os programas do Buddy Valastro não deram certo por aqui, sem que isto represente qualquer surpresa para alguém. Era só mais um esperado fracasso que a Record passa a acumular na sua galeria, como consequência da preguiça que se instalou na televisão como um todo e que há muito se combate por aqui.

Ao contrário do tempo da televisão a lenha, quando só existia a criatividade para colocar alguma coisa no ar, hoje, o comprar pronto virou prioridade, porque atende as vantagens de alguns poucos, mesmo jogando contra os interesses daqueles que ainda mantêm o desejo de produzir mais e melhor no país.

O desinteresse do telespectador, atestado pela insignificante audiência que tais produtos passaram a registrar, é a prova provada da desaprovação a este tipo de conduta.

A TV brasileira tem todas as condições de ser mais ela e não querer reduzir a capacidade daquele que trabalha nela a simples executor de cartilhas que chegam de fora.

Em estudos

A Rede TV! estuda para muito breve importantes alterações na sua grade. Se não for para este ano será no começo do próximo.

Entre as possibilidades, diminuir para um ou dois o número de programas da Luciana Gimenez em vez dos três atuais, como algo que poderia até atender melhor a agitada agenda da apresentadora.

Tecladista do músico Johnny Hooker usa camisa com "Fora Temer" na Globo - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Tecladista do músico Johnny Hooker usa camisa com "Fora Temer" na Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo
 Na santa paz

Foi tudo contornado internamente e o episódio de um músico no programa da Fátima Bernardes com a camiseta “Fora Temer” não teve consequências.

Ninguém da produção foi responsabilizado por aquilo.

Atrás dele

Tom Cavalcante pretende abrir a segunda temporada do “Multi Tom”, no Multishow, com o cantor Leonardo.

O programa vem com um elenco de convidados muito forte para esta próxima edição. Luciana Gimenez, Patrícia Abravanel e Paulo Ricardo, entre eles.

Encerramento

A TV Cultura e TV Brasil irão transmitir a cerimônia de encerramento das Paraolimpíadas do Rio, neste domingo, a partir das 20h. O evento terá o Maracanã como palco, inclusive com a passagem da bandeira para Tóquio, sede dos Jogos de 2020.

Palco cheio 

O programa do Ratinho é, hoje, um dos que mais reúnem profissionais de palco. Dois, no momento, estão fora de cena porque vão tentar a sorte nas eleições municipais.

Mas, com eles, são cerca de 10 pessoas. 

Na fila 

Depois de fazer “A Regra do Jogo”, Amora Mautner não recebeu nova incumbência na teledramaturgia da Globo. Está na espera.

A sua volta, antes de uma próxima novela do João Emanuel Carneiro, poderá acontecer numa série.

Record escala “Belaventura”

Ivan Zettel vai dirigir “Belaventura”, novela de Gustavo Reiz, escolhida para substituir “Escrava Mãe” na faixa das 19h.

Rayanne Morais foi escolhida para protagonista, assim como Juliana Didone, confirmada ontem, à frente de um elenco que também terás as participações de Angelina Muniz, Paulo Gorgulho, Esther Goes, Giuseppe Oristânio, Thierry Figueira, Bemvindo Sequeira, Victor Pecoraro e Kátia Moraes,

Exceção à regra

Escalada para viver a protagonista de “Belaventura”, Rayanne Morais faz hoje parte de um seleto grupo na Record.

Está entre as poucas e poucos que possuem contrato de longa duração.

SBT escala debates

O SBT liberou o horário das 22h30 do dia 27, para a realização de debates em algumas emissoras da sua rede, inclusive com nomes dos seus mediadores definidos.

Em Manaus, a apresentação será de Marcelo Torres; em São Luiz, Simone Queiroz; Fortaleza, Kennedy Alencar; Campos Grande, Alex Gusmão e Ribeirão Preto, Karyn Bravo.

Em São Paulo, em parceria com o UOL, o debate entre os candidatos será no dia 23, às 13h10.

Padrão Globo

A Globo gravou quarta-feira no Rio o piloto do modelo de debate, para estas eleições municipais, que vai servir para todas as suas emissoras.

Estão programados para os dias 29 de setembro, no primeiro turno e 28 de outubro, segundo, os seus encontros com os candidatos às prefeituras.

Yumi, personagem de Jacqueline Sato em “Sol Nascente” - João Miguel Junior/Globo - João Miguel Junior/Globo
Jacqueline Sato em "Sol Nascente"
Imagem: João Miguel Junior/Globo
 Ampliando

Yumi, personagem de Jacqueline Sato em “Sol Nascente”, vai ganhar mais espaço na novela, nos próximos capítulos, a partir do seu envolvimento com Tiago, papel de Marcelo Melo Jr. 

Bate – Rebate

• O “Adnight”, para o mercado, é um grande sucesso. Poucos programas têm a mesma procura para comerciais.
• Em reportagem especial, o Fantástico deste domingo vai mostrar como a Polícia Civil de São Paulo vem formando equipes especializadas em combater a pedofilia na internet.
• Globo deve fechar, até a metade da semana que vem, todo o seu pacote de atrações do fim do ano.
• Luísa Arraes, com boa atuação em “Justiça”, está no elenco de “Aos Teus Olhos”, filme da Carolina Jabor...
• ... Além dela, Malu Gali, Marco Ricca e Daniel de Oliveira. O roteiro é de Lucas Paraizo.
• Em matéria de gerador de caracteres abusado ninguém consegue superar o “Casos de Família”, do SBT...
• ... Um dos últimos, em cima do caso de uma convidada foi escrito “ainda vou tomar jeito um dia, mas esse dia não é hoje”.
• A diretora Denise Saraceni imprimiu um ritmo muito forte nos trabalhos de “A Lei do Amor”, substituta de “Velho Chico” na Globo...
• ... Tanto assim que, bem antes da estreia, a equipe já grava cenas relativas ao vigésimo capítulo.
• O “Ritmo Brasil” da Faa Morena na Rede TV!, traz neste sábado, às 18h30, uma entrevista com o “Demônios da Garoa”, que tem 73 anos de estrada...
• ...Em 2017, o grupo vai lançar um EP com homenagens a vários artistas e intérpretes da MPB.  

C´est fini

A TV Cultura é a mais nova cliente da GfK. Contrato fechado na última quarta-feira.

Agora, além das sócias Record, SBT e Rede TV!, a Cultura também passará a receber os dados e insights da GfK.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco