Topo

Coluna

Flávio Ricco


Desligamento do analógico poderá interferir na avaliação do novo governo

RedeTV! faz chamada sobre o desligamento do sinal analógico - Reprodução
RedeTV! faz chamada sobre o desligamento do sinal analógico Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

26/09/2016 07h01

Faltam 20 poucos dias para o desligamento do analógico em Brasília e cidades do entorno, embora não existam dados recentes se o mínimo exigido de 93% para recepção do digital já foi atingido.

Na próxima quinta-feira, representantes do Ministério das Comunicações, Anatel, teles e emissoras irão se reunir para uma nova avaliação sobre o assunto.

As TVs de maneira geral, por meio de campanhas obrigatórias, pagas, espontâneas e mesmo através de merchandising dos seus apresentadores têm procurado contribuir de todas as formas para os esclarecimentos necessários, tentando evitar que se repita por aqui o que aconteceu no México.

Lá, porque a ordem também veio de cima para baixo,  houve uma perda de 15% na audiência. Uma verdadeira catástrofe e os mexicanos, na ocasião, não atravessavam um período de crise como o nosso de agora.

Fazer prevalecer decisões tomadas friamente nos gabinetes e tirar a televisão das pessoas num momento como este, poderá ser uma medida ainda mais impopular que a jornada de 12 horas.

Outra questão

Simplesmente distribuir o já ultrapassado conversor, conforme medida tomada na metade da década passada, não é a solução mais ajustada para os tempos atuais.

Já houve, no Bolsa Família, quem vendesse o conversor que recebeu de graça, porque já tinha aparelho digital em casa.

Voltando ao México

Apenas repetindo que, na ocasião, como o México não atravessava um momento de crise, entendeu-se como mais razoável criar facilidades para a compra de aparelhos dotados do novo sistema.

Por meio de descontos e prazos maiores para pagamentos sem juros.

Isso não se faz

O “Fofocando”, do SBT, deve se limitar ao que veio e não tentar enveredar por outros caminhos, como aconteceu na semana passada ao receber uma vidente, de nome Evani.

Quem autorizou essa senhora a fazer, publicamente, previsões sobre o Gilberto Gil? A busca de audiência não permite a ninguém ser desrespeitoso ou desrespeitosa com as pessoas.

Sabe o que falta?

Alguns programas precisam se levar mais a sério, até porque o preço do segundo na televisão é uma das coisas mais caras do mundo.

Também na semana passada, Luciana Gimenez passou um “Superpop” inteirinho discutindo a questão dos nudes. O dólar quase entrou em parafuso, de tanto subir e descer, naquela hora. É um festival de futilidades que ninguém aguenta mais.

Caminho diferente

25.ago.2016 - Fábio Porchat em sua estreia na Record, que teve entrevista de Sasha Meneguel - Reprodução/TV Record - Reprodução/TV Record
Fábio Porchat em sua estreia na Record, que teve entrevista de Sasha Meneguel
Imagem: Reprodução/TV Record

Na Record, entendeu-se que aumentar o número de externas no programa do Fábio Porchat pode ser um caminho. Sempre se sai muito bem.

Amanhã, por exemplo, ele vai passar a tarde com o Luiz Bacci gravando algumas coisas para o programa que irá ao ar já na quarta-feira.
 
Sem parar

Igor Rickli vai emendar “A Terra Prometida” com a próxima bíblica da Record, “O Rico e Lázaro”, porque o seu personagem, o rei Marek, deixará a novela muito antes do fim.

Henri Pagnoncelli, Cláudia Mauro, Heitor Martinez e Adriana Garambone também foram confirmados para o mesmo elenco.

Afrodisíaco

A festa de lançamento da nova novela da Globo, “A Lei do Amor”, nesta terça-feira, em São Paulo, terá a participação da DJ Cris Proença, muito requisitada no Brasil e no exterior. E bebidas usando temas como Irrevogável, Inevitável, Indestrutível, Inesquecível e Incontrolável.

No buffet, pratos afrodisíacos de diversas regiões do mundo.

Nada ainda

Na sexta-feira, aconteceu novo encontro do vice de jornalismo da Record, Douglas Tavolaro, com o apresentador Geraldo Luís para dar um encaminhamento na questão do seu contrato.

Houve um progresso, mas ainda existem diferenças de lado a lado.
 
Tem chance

Saulo Laranjeira, após “Velho Chico”, poderá permanecer na Globo.

Nesses últimos dias, com a proximidade do final da novela e as conversas que já aconteceram, ele sentiu que existem boas possibilidades de ser aproveitado em novos trabalhos num futuro próximo.

Volta no fim

Luiza Brunet entra em "Velho Chico" como a prostituta Madá - Reprodução/"Velho Chico"/GShow - Reprodução/"Velho Chico"/GShow
Personagem de Luiza Brunet volta no final de "Velho Chico"
Imagem: Reprodução/"Velho Chico"/GShow

A propósito de “Velho Chico”, com essa correria toda de final de novela e em meio ao que aconteceu de inesperado, percebe-se que apagaram a personagem da Luiza Brunet.

No entanto, o diretor Luiz Fernando Carvalho informa que ela voltará a aparecer nesta última semana, como convidada no casamento de Maria Tereza, Camila Pitanga.

O diretor Dennis Carvalho ensaia Alinne Moraes e Rafael Vitti em cena de "Rock Story", a próxima das 7 na Globo. Vai haver um envolvimento dos dois na novela - César Alves/TV Globo - César Alves/TV Globo
O diretor Dennis Carvalho ensaia Alinne Moraes e Rafael Vitti em cena de "Rock Story", a próxima das 7 na Globo. Vai haver um envolvimento dos dois na novela
Imagem: César Alves/TV Globo


Bate – Rebate

• Vamos acertar: é o “Debate Brasil” que deixará a grade da Rede TV! para ser transformado em conteúdo de internet...
• ... O “É Notícia” segue normalmente na programação da emissora.  
• O jornalismo do SBT tem que fazer milagre ou tentar tirar mancha de onça sem benzina...
• ... Não foram feitas contratações para os novos jornais da madrugada. Como é possível?
• Está bem tumultuado os interiores do canal TBS, da Turner...
• ... Esse momento de maior confusão poderá determinar o fim de alguns programas.
• A segunda temporada da série “A Garota da Moto”, produção da Mixer para o SBT, vai repetir o elenco da primeira...
• ... Exibição só no ano que vem.
• Todos os realities novos do SBT, “Fábrica de Casamentos” e “Duelo de Mães”, serão exibidos aos sábados.
• Gugu Liberato está em nova viagem de trabalho fora do país.
• A LBV - Legião da Boa Vontade encerrou no último dia 5, a parceria com a SKY (Canal 20) que transmitia a programação da Boa Vontade TV...
• ... O sinal, porém, continua na Net, Claro, Oi TV, e pelo canal 45.1 TV Digital (SP).

C´est fini

“É Fada”, nova produção do Daniel Filho para o cinema, chegará às salas de exibição no dia 6 de outubro.

No elenco, a atriz e youtuber Kéfera Buchmann, que reúne mais de 30 milhões de seguidores em suas redes sociais, além de Klara Castanho, Silvio Guindane e Mariana Santos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco