Topo

Coluna

Flávio Ricco


Falta de planejamento: Record já cogita enésima reprise de A Escrava Isaura

Bianca Rinaldi na novela "A Escrava Isaura", exibida pela primeira vez na Record em 2004 - Divulgação
Bianca Rinaldi na novela "A Escrava Isaura", exibida pela primeira vez na Record em 2004 Imagem: Divulgação

Colunista do UOL*

05/10/2016 07h01

Se de um lado o planejamento da teledramaturgia da Globo é sempre merecedor dos melhores elogios, com a fila dos diversos horários definida até 2019 e suas produções correndo nos prazos determinados, o mesmo não se pode dizer da Record.

Embora com uma novela no ar, gravada de véspera, caso de “Escrava Mãe”, e apenas outra em gravações, “A Terra Prometida”, ainda não se tem segurança nenhuma a respeito das suas substitutas.

Sobre as escolhidas “Belaventura” e “O Rico e Lázaro”, nada foi determinado até aqui sobre o início dos seus trabalhos e nem mesmo se serão exibidas, conforme promessas, a partir do começo do ano que vem.

A reprise de “A Escrava Isaura” já é cogitada para cobrir um desses horários. Dar o passo maior que a perna sempre dá nisso. Se a Record, como se demonstra, não tem condições de tocar simultaneamente duas novelas, melhor fazer uma só, bem feita, e pronto.

Outro lado
Para tudo o que acima foi colocado, passou a existir e circular uma outra versão.

Há quem jure de pés juntos que essa possibilidade de exibir “Escrava Isaura” depois de “Escrava Mãe” é uma ideia que a programação da Record, até pela questão da continuidade, vinha considerando há tempos.

Horário político - 1
Nesta quarta-feira começa o horário político, pelo segundo turno, com os candidatos Geraldo Julio (PSB), atual prefeito de Recife, e João Paulo (PT), ex-prefeito da capital pernambucana.

Lá, eles decidiram reduzir o tempo de televisão, de 10 minutos para 5 minutos cada um, nas edições da tarde, 13h, e da noite, 20h30.

Horário político - 2
No Rio, também nesta quarta-feira, assessores de Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) irão se reunir para tomar a mesma decisão.

Ainda assim, tudo isso sempre representa um quebra-cabeça para as grandes redes de TV no momento de afinarem as suas grades.
Por exemplo, em São Paulo, cidade sem segundo turno, o “SBT Brasil” será esticado até as 20h40. Mas terminado às 20h25, nas cidades ou praças que não houver necessidade de novas eleições.

Assunto sério
Agora foi a vez de alguém, e a Globo procura descobrir quem, vazar um vídeo de uma cena da Bruna Marquezine na série “Nada Será como Antes”.

Coisa de bandido. Uma pessoa que joga contra o patrimônio.

Se não bastasse
Desde muito tempo, a Globo convive com o lamentável vazamento de capítulos de novelas, desprezando e desrespeitando o trabalho de um conjunto de profissionais e dos próprios telespectadores.

Agora, na recente “Velho Chico”, houve quem divulgasse muito antes as cenas do último dia. É o que aqui já foi dito: se todo mundo sabe quem compra, como não chegar a quem vende e acabar de uma vez com isso?

Caso de agora
A Globo precisa se empenhar nisso mais profundamente e se convencer que no seu caso o inimigo não mora ao lado, mas dentro da própria casa.

O ocorrido com a Bruna Marquezine é muito grave e poderá ter consequências futuras, se providências sérias não forem tomadas agora.

Mais uma 
A segunda temporada do “Multi Tom”, do Tom Cavalcante no Multishow, nem estreou ainda – está prevista para novembro, e uma terceira já foi acertada para exibição em 2017. 

O programa é produzido pela Formata.

Promoção
O repórter Felipe Kieling, que trabalhava para o esporte, acaba de ser oficialmente integrado também à equipe de jornalismo da Bandeirantes, com base de trabalho em Londres.

Como quadro de correspondentes, enquanto Sergio Gabriel está nos Estados Unidos, Felipe passa agora a dividir os trabalhos na Europa com Sonia Blota e Milton Blay.

Claudia Leitte é jurada do "The Voice Brasil" - João Miguel Jr./Divulgação/TV Globo - João Miguel Jr./Divulgação/TV Globo
Claudia Leitte é jurada do "The Voice Brasil"
Imagem: João Miguel Jr./Divulgação/TV Globo
Cinco vezes
Claudia Leitte estreia nesta quarta-feira sua quinta temporada como técnica do “The Voice Brasil” na Globo.

Mesmo após tantos anos a cantora diz que ainda se surpreende. “Confesso que fiquei surpresa esse ano. Parece que estourou um cano de cantores talentosos”, comemora.

Comandado por Tiago Leifert, o programa também contará com o importante reforço de Ivete Sangalo como “supertécnica”.

Olha a discussão
Dia desses, aqui neste santo espaço, se falou da paralisação no jogo de futebol, chamada erradamente de “parada técnica”, quando é para hidratação.

O leitor Paulo Gonçalves Pereira, também amparado nas leis de jogo, levanta outra questão, a chamada “disputa em pênaltis”.

Pode isso, Arnaldo?
Com propriedade, o leitor coloca que falta cometida dentro da grande área, por jogador que defende, é chamada de pênalti, punida com um chute direto, sem barreiras. Nos jogos em que se esgotaram todos os critérios de desempate, havendo a necessidade de um vencedor, cobram-se tiros livres, que os narradores chamam erradamente de pênaltis”.

Segundo ele, se não houve falta, não é pênalti. E agora pra mudar isso?

Maria Bopp atua na série "Me Chama de Bruna" - Divulgação - Divulgação
Maria Bopp e Raquel Pacheco serão as convidadas do "Fox Sports Rádio", nesta sexta, a partir das 12h45, para falar sobre "Me Chama de Bruna", que estreia no Fox 1 no sábado
Imagem: Divulgação
Último da série
A Globo exibe neste domingo o último programa da primeira temporada do “Tamanho Família”, de Marcio Garcia, com a presença de Sandy e Fernanda Gentil.

No domingo seguinte, o horário será ocupado pelo “Esquenta!”, da Regina Casé.

Falta o dia
A nova temporada do “Amor & Sexo”, com Fernanda Lima, começa a ser gravada em dezembro e estende seus trabalhos até março, com um aumento bem significativo de episódios.

Quanto ao dia de exibição, resta saber se entrará nas férias do “Zorra”, aos sábados, uma vez mais, ou se em algum outro dia.  

Bate – Rebate

• Marcos Breda fechou com a Record para integrar o elenco de “O Rico e Lázaro”.
• Luigi Baricelli vai gravar participação na série “Os Homens são de Marte”, da Monica Martelli, no GNT. 
• Por mais que a ESPN tenha bons profissionais em seus quadros, vai ser impossível cobrir a ausência do José Trajano no “Linha de Passe”.
• O bicampeão paralímpico Mizael Conrado, atual vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, é o convidado do Cartão Verde, na Cultura, nesta quinta-feira...
• ... Eleito o melhor do mundo em 1998 no futebol de 5 para cegos, ele é torcedor do  São Paulo e vai comentar sobre os jogos do Brasileirão.
• Existe, sim, uma conversa do SporTV com Muricy Ramalho...
• ... Não tem nada assinado ainda, mas tudo leva a crer num acerto muito rápido.
• Andréa de Nóbrega é a entrevistada do Gugu Liberato, na noite desta quarta, na Record.
• Na espera de “Pega Ladrão”, fila das 19h, Camila Queiroz preferiu não se envolver com outros trabalhos, em cinema e teatro...
• ... Ela é hoje uma das atrizes da Globo mais requisitadas para eventos e campanhas.

C'est fini
Sem surpresa, o filme “A Culpa é das Estrelas”, exibido na segunda-feira, bateu recorde do ano em São Paulo, com 26 pontos e 46% de participação.

O “Tela Quente” não alcançava audiência tão alta desde 28 de dezembro do ano passado. Nas redes sociais, o longa também foi sucesso com quase 7 mil depoimentos, um crescimento de 263% em relação ao volume de repercussão do último filme exibido, “Homem de Aço”.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco