Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Supermax" significa evolução importante na produção da TV

Em "Supermax", participantes disputam reality show em presídio de segurança máxima - Estevam Avellar/Tv Globo
Em "Supermax", participantes disputam reality show em presídio de segurança máxima Imagem: Estevam Avellar/Tv Globo

Colunista do UOL*

04/11/2016 07h01

A televisão não deve, em circunstância nenhuma, abdicar do direito de inovar e ser mais arrojada em determinadas ocasiões.

“Supermax”, ainda em cartaz nas noites de terça-feira, com toda certeza não foi um trabalho planejado para bater recordes de audiência ou chegar a registros históricos nas redes sociais. Desde a exibição do seu primeiro episódio, isso nunca aconteceu e muito provavelmente não será alcançado nem no último.

No entanto, chega a ser até ostensiva a determinação e o arrojo dos seus idealizadores em abrir um caminho novo para a teledramaturgia brasileira, que é o investimento em grandes séries, com doses bem colocadas de aventura, drama e ficção.

No caso de “Supermax”, o ponto de partida é um reality de confinamento, mas dentro de um presídio, com os seus personagens, o tempo todo, se debatendo com o inesperado. Experiência, que tanto no artístico ou no campo de produção, a televisão daqui nunca fez.

Mas uma missão que, sem grande estardalhaço, toda a sua equipe vai cumprindo com a maior dignidade.

Única certeza
A situação da Band está tão complicada que não existe nenhum desenho de grade para o ano que vem.

Como confirmação, além dos caça-palavras, apenas os programas das igrejas do Edir Macedo e R.R. Soares.

Outra exceção
A direção da Bandeirantes, em convenção realizada, bateu o martelo quanto a segunda temporada do “X Factor”.

A atual terminará no dia 23 deste mês, ao vivo, nos estúdios da Quanta, mas já ficou definida uma próxima. Pelo menos isso.

Enganação geral
A televisão, mais do que nunca, está virando uma terra de ninguém. Nunca foram tão descaradas as tentativas de tomar dinheiro dos desavisados e desesperados.

Além dos já proliferados caça-palavras, tem programa de igreja vendendo água milagrosa, “que cura qualquer doença”. Será que não existe ninguém, com autoridade suficiente, para colocar um fim nisso?

Última forma
“Jogo da Memória”, de Licia Manzo, que estava sendo preparada como uma novela das 11 para 2017, agora será uma minissérie em 2018.

Em seu lugar entra uma trama inédita de Angela Chaves e Alessandra Poggi, ainda sem título definitivo.

Aposta no escuro
Parece que bagunçou de vez o processo de instalação do digital no Brasil. Há um desentendimento visível entre as partes envolvidas - TVs, teles e Governo.

O desligamento do analógico em Brasília só voltará a ser analisado no dia 17, quando o Ibope irá apresentar outro levantamento com novo total dos domicílios habilitados.

Panorama sombrio
É quase impossível ter alguma certeza que o cronograma, que estabeleceu a ordem do desligamento do analógico, será obedecido daqui em diante em todas as suas etapas.

Por enquanto não existe nenhum adiamento previsto para São Paulo, como próxima etapa, em março do ano que vem. Mas, por enquanto.

Tudo certo
O elenco da Globo foi convocado para a gravação da mensagem de fim de ano neste domingo.

Todos se farão acompanhar de alguma pessoa próxima, porque a ideia é reforçar o conceito de família. Trabalho marcado para o começo da manhã.

Carolina Ferraz é Penélope em "Haja Coração" - Estevam Avelar/Divulgação/TV Globo - Estevam Avelar/Divulgação/TV Globo
Carolina Ferraz é Penélope em "Haja Coração"
Imagem: Estevam Avelar/Divulgação/TV Globo
Bebê a bordo 
Penélope, personagem de Carolina Ferraz, vai ter um bebê no último capítulo de “Haja Coração”, que a Globo vai exibir no próximo dia 8.

Henrique, Nando Rodrigues, é o pai da criança.

Virar a página
Todos conhecemos os problemas da Cultura e as suas dificuldades em trabalhar novos produtos, mas não há nada que justifique as repetições dos programas do Antônio Abujamra e da Inezita Barroso até agora.

Os dois nos deixaram há mais de um ano. Sabemos também que não se trata de uma homenagem, mas falta do que colocar no lugar.

Maratona
Hoje começa o Teleton, com transmissão do SBT e Cultura, além do apoio de várias emissoras de rádio. A produção do programa se surpreendeu com o elevado número de artistas interessados em participar da edição deste ano.

Além do seu elevado propósito, as atrações são sempre interessantes.

Tudo caminhando
A Globo vai estrear o “BBB17” provavelmente em 17 de janeiro. É com essa data que se trabalha internamente.

A partir de agora, como sempre acontece nos dois meses que antecedem seu lançamento, todas as atenções se voltam para a reforma da casa. Ainda não há uma ideia das medidas que elas terão.

Marcelo e Roberto Carlos conversaram com o repórter Eric Faria - Jefferson Rodrigues/Divulgação/TV Globo - Jefferson Rodrigues/Divulgação/TV Globo
Marcelo e Roberto Carlos conversaram com o repórter Eric Faria
Imagem: Jefferson Rodrigues/Divulgação/TV Globo
Passado e presente
O “Esporte Espetacular” da Globo traz neste domingo uma entrevista de Eric Faria com dois dos maiores laterais brasileiros de todos os tempos, Roberto Carlos e Marcelo.

Seleção e Real Madrid foram assuntos obrigatórios.

Bate – Rebate

• Leo Dias vai cobrir os bastidores do Teleton, a partir da noite de hoje...
• ... Será o único com acesso livre a todos os camarins.
• Neste domingo, na Cultura, Rolando Boldrin vai prestar uma homenagem ao Tom Zé no “Sr. Brasil”, pela passagem dos seus 80 anos.
• Para alertar a importância do Novembro Azul, o SBT Interior apresenta durante a sua programação um vídeo da campanha SBT do Bem...
• ... É um trabalho que serve para alertar aos homens sobre importância do exame de próstata. 
• A Globo está produzindo uma série de especiais nas praças, para exibições regionais agora em dezembro...
• ... Em Recife, por exemplo, está bem avançada a produção de “Bodas de Natal”.
• O trabalho de Tatá Werneck e Fábio Porchat no “Prêmio Multishow” foi muito bem avaliado pela direção do canal...
• ... E a ideia é que eles também apresentem a edição de 2017. 

C'est fini
Uma das estrelas da internet, Kéfera gravou ontem o “Altas Horas” do Serginho Groisman, para exibição neste sábado.

Além dela, Tadeu Schmidt e Ellen Rocche. É de se destacar o esforço do Serginho em sempre apresentar um programa capaz de atrair a atenção do público. Aliás, verifica-se que o arquivo do “Altas Horas”, quando acionado, é um dos mais ricos da televisão brasileira.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco