Topo

Coluna

Flávio Ricco


"A Lei do Amor" se impõe como autêntica novela

Vera Holtz e Bianca Muller em "A Lei do Amor" - João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo
Vera Holtz e Bianca Muller em "A Lei do Amor" Imagem: João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

19/11/2016 07h01

É curioso verificar, e até deve servir de tema para melhor análise, como os números de audiência ainda não correspondem à qualidade de “A Lei do Amor”, da Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, na Globo. Tudo o que se espera de uma novela ela tem.

Possui um texto ágil e qualidade suficiente para tornar cada cena importante no contexto, e que ainda se vale de todas as ferramentas possíveis para fisgar a atenção do telespectador.

É o tipo do trabalho que merece ter os resultados do recente grupo de discussão como base de estudos, para se descobrir as dificuldades que a impossibilitam de ainda não ser um grande sucesso de público.

Aqui, apenas como gosto pessoal, foi criticada a quantidade de insertes na divisão e identificação de suas ações, mas que em nada chegam a influenciar no bom conjunto da obra ou da direção de Denise Saraceni.

Além de interpretações muito acima da média de Vera Holtz, Claudia Abreu, José Mayer, Otávio Augusto, Tarcísio, Cláudia Raia, Grazi, Gianecchini e tantos outros. “A Lei do Amor” merece muito mais do que vem conseguindo.

Primeiras cenas

Daniel Rocha grava as primeiras cenas como Gustavo, um motoqueiro misterioso, que será o par romântico de Salete (Cláudia Raia), em “A Lei do Amor”.

Ainda não tem data de exibição.

Teve um bastidor

A troca do basquete, da Rede TV! para Band, teve um bastidor dos mais desagradáveis chamado por alguns de trairagem, mas que, de qualquer forma ou denominação, poderia muito bem ser evitado.

A NBB, Novo Basquete Brasil, negociou a troca de emissora às escondidas e só anunciou o fechamento da questão, depois de tudo concluído. A Rede TV!, quando foi ver, estava vendidinha na história. Tipo da coisa que não é legal, até porque sempre tem um amanhã.

De qualquer forma

O lado bom desse troca-troca desagradável é que o esporte voltou a ocupar lugares importantes em duas redes abertas, algo que há muito tempo não se via.

O basquete ficou com a Band e a Rede TV! pegou o vôlei, praticamente concorrendo no mesmo horário.

A propósito

A direção da Bandeirantes já teve todas as demonstrações possíveis, que voltar a ser o canal do esporte é a sua grande saída.

Esporte e Jornalismo, produtos que ela sempre trabalhou tão bem. Competir com aquilo já consagrado nas concorrentes é dar a cara para bater. E sempre sair machucado.

Opinião

Daniel Alves abre casa em Turim, na Itália, para receber o repórter Tino Marcos - Divulgação - Divulgação
Daniel Alves conversa com o repórter Tino Marcos, do "Esporte Espetacular", na Globo
Imagem: Divulgação

Daniel Alves, que acaba de completar 100 jogos pela seleção brasileira, abriu sua casa em Turim, na Itália, para receber o repórter Tino Marcos para uma longa conversa, que será exibida domingo no “Esporte Espetacular”, na Globo.

Sobre o atual técnico da seleção, disse que, “Assim como o Guardiola, o Tite é um grande gestor. Para mim, o Tite é mais um grande gestor do que um técnico sensacional. Treinadores sensacionais existem vários. Já gestores sensacionais, tenho minhas dúvidas”.

De volta

Após “Cúmplices de Um Resgate”, João Camargo está de volta à Globo.

Ele vai integrar o elenco de “À Flor da Pele”, novela de Glória Perez que vai substituir “A Lei do Amor”.

Devagarzinho

Ainda é muito discreta, mas já se observa uma reação nos índices de audiência do “Melhor pra Você” da Rede TV! na praça de São Paulo.

Saiu de um 0.5 nos últimos dias para 0.9. Arredondando já dá um. O programa agora está com a direção de Elias Abrão.

Antecipando

A última gravação do “Altas Horas” nesta temporada vai acontecer no dia 21 de dezembro.

Serginho Groisman já começou a dobrar o expediente de trabalho na Globo-SP e vai deixar tudo inédito para o período de janeiro.    

Causa nobre

Neste domingo, entre 13h e 19h, vai acontecer a quarta edição do “Bazar da Fernanda Paes Leme”, no Espaço Jardim Europa, em São Paulo.

Mais de 10 instituições filantrópicas serão beneficiadas.

Subiu legal

As estreias da Warner, entre outubro e este mês, elevaram a sua audiência. “Máquina Mortífera”, “Gotham”, “Arrow”, “The Big Bang Theory”, “Flash”, “Supergirl”, “DC’s Legends of Tomorrow” e “Supernatural” alcançaram um público 76%1maior em relação às séries exibidas no mesmo período no ano passado.

Os dados são do Kantar Ibope Media PNT.

Mundos dos negócios – 1

A notícia é que a Viacom, depois de assumir o controle da emissora número um da Argentina, a Telefe, acertou a compra do Porta dos Fundos. Negócio estaria fechado.

Antônio Tabet, falando pelo Porta, disse que esse papo está correndo, mas que nada foi vendido. Segundo ele, de vez em quando surgem coisas parecidas e assim como a Viacom, agora, já se falou da Sony, antes. 

Mundos dos negócios – 2

A Viacom, para quem não sabe, é um conglomerado de mídia, com base nos Estados Unidos, dona de várias empresas. A MTV, por exemplo, é uma delas.

O conteúdo do Porta sempre serviu de disputa, tanto entre empresas aqui do Brasil, como as de fora. Caso para se acompanhar. Tempo ao tempo.

Nova integrante

Evelyn Castro, após destaque nos musicais "Tim Maia" e "Cássia Eller", é a mais nova integrante do Porta dos Fundos - Divulgação - Divulgação
Evelyn Castro com Fábio Porchat
Imagem: Divulgação

A atriz e cantora Evelyn Castro, após destaque nos musicais "Tim Maia" e "Cássia Eller", é a mais nova integrante do Porta dos Fundos.

E já iniciou ensaios com Fábio Porchat, para um vídeo do canal do grupo.

Bate – Rebate

• Equipe do Gugu já está inteiramente envolvida na produção dos seus especiais de Natal e Fim de Ano.
• Na Record, principalmente do seu lado comercial, já há quem entenda como imprescindível o jornalismo dosar seu noticiário...
• .. Passar o dia inteiro com polícia assusta os grandes clientes.
• Do maior bom gosto as chamadas da Globo para os “Melhores do Ano” do “Domingão do Faustão”.
• Juliana Paes continua expandindo a sua rede de salões de beleza no Rio e em São Paulo...
• ... Ela acaba de inaugurar a sua mais nova unidade na Barra da Tijuca...
• ... A irmã Bárbara Paes é o seu braço direito nesse ramo de negócios.
• Sonia Abrão, na Rede TV!, é dona de uma das mais importantes marcas de audiência...
• ... Pega com traço da Universal e entrega para a Universal, mas ainda assim está sempre entre dois e três de média.
• Uma equipe, dirigida por Virgílio Abranches, continua trabalhando no projeto do novo programa noturno da Record.

C´est fini

Nanda Costa, há algum tempo desaparecida da TV, dedicando-se mais ao cinema, será uma das atrações do “Esporte Espetacular”, neste domingo, na Globo.
Em uma matéria especial, ela vai aparecer praticando remo, dando dicas de um pouco daquilo que aprendeu desde pequena em Paraty.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco