Topo

Coluna

Flávio Ricco


"Nada Será Como Antes" revela qualidade profissional da TV brasileira

Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Imagem: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

26/11/2016 07h01

Como conjunto de trabalho, atualmente em cartaz, nenhum outro supera “Nada Será Como Antes”, série de Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão, dirigida por José Luiz Villamarim nas noites de terça-feira da Globo.

Em todos os momentos, é possível verificar o cuidado levado em conta nos detalhes da sua produção, desde a luz e fotografia “envelhecidas” à utilização de objetos de cena que parte das pessoas ou já tinha esquecido da existência ou, no caso das mais jovens, nem sabiam como eram ou que chegaram a existir.

Quando ainda estava em fase de realização, o pesquisador e consultor de TV, Elmo Francfort, envolvido no projeto, já me chamava a atenção daquilo que estava por vir.

É uma boa surpresa constatar, na exibição de cada capítulo, que o Elmo foi até econômico e estamos mesmo diante de uma série que dignifica e só destaca a qualidade do profissional da televisão brasileira.

Desfalque
Patrícia Maldonado, morando e trabalhando nos Estados Unidos, decidiu ficar de fora do Band Folia 2017.

A Bandeirantes ainda não decidiu quem irá ocupar sua vaga na transmissão do Carnaval.

Aposta no romantismo
Indo ao encontro do que se apurou no recente grupo de discussão, “Sol Nascente” está investindo em mais ação e romantismo.

Nos próximos capítulos já estará armado um triângulo amoroso para Loretta, Vittorio e Lenita, personagens de Claudia Ohana, Marcello Novaes e Letícia Spiller.

Vício
Antes de “O Sétimo Guardião”, de Aguinaldo Silva que estreia em 2018, Lilia Cabral viverá um dos principais papéis de “À Flor da Pele”, substituta de “A Lei do Amor”.

Um trabalho que promete. A personagem destinada a Lilia é alguém que terá a vida e as relações destruídas por causa do vício em jogos.

Humberto Martins fará o marido dela, e Juliana Paiva, a filha do casal. 

Tiago Leifert como Marty McFly - Divulgaēćo / TV Globo - Divulgaēćo / TV Globo
Tiago Leifert como Marty McFly
Imagem: Divulgaēćo / TV Globo
 Foi recorde
Tiago Leifert encarna Marty McFly, personagem de Michael J. Fox em “De Volta Para o Futuro”, no “Zero 1” deste sábado.

O programa atingiu recorde de audiência em São Paulo na última semana: 9 pontos de média e 25% de participação.

Audiência - 1
De acordo com os dados do Kantar Ibope, relativos ao período de janeiro a outubro, o Fox Sports manteve a vice-liderança pelo segundo ano consecutivo, entre todos os canais esportivos da TV paga.

Isto no que diz respeito a audiência nacional, que abrange 15 regiões metropolitanas do país, público masculino de 18 a 49 anos.

Audiência - 2
Nos primeiros dez meses, durante o prime time, das 18h à 1h, a emissora conquistou a média de 0,24. Índice 20% superior ao terceiro colocado.

No comparativo com o mesmo período e faixa horária do ano anterior, o Fox Sports cresceu 22%, quando obteve média de 0,20.

Lá como cá
Em todas as exibições da novela “Os Dez Mandamentos”, a audiência da novela cai de bico após a travessia do Mar Vermelho.

Foi assim aqui no Brasil e também tem acontecido em outros países. No Chile, com o caso mais gritante, tinha 19 antes e apenas 11 agora.

Faz a diferença
Este é um caso para a direção da Bandeirantes analisar e tirar suas próprias conclusões.

De todos os seus programas da linha de shows, apenas o “MasterChef” consegue superar a casa dos dois ou três pontos.

Ele merece
No fim do ano passado, a TV Verdes Mares, de Fortaleza, produziu e exibiu o especial “Chico Eterno”, em homenagem a Chico Anysio, com apoio da Globo.

Em dezembro agora irá ao ar “Wilker Eterno”, dedicado a José Wilker, com participações e depoimentos de Vera Holtz, Maitê Proença, Betty Faria, Jayme Monjardim, Tony Ramos e Jô Soares, entre outros.

Cleber Machado e Murilo Fraga se enfrentam em jogo de emissoras - Divulgação - Divulgação
Cleber Machado e Murilo Fraga se enfrentam em amistoso entre emissoras
Imagem: Divulgação
 O jogo é hoje
Na manhã deste sábado, no Estádio Silvio Santos, nas instalações do CDT da Anhanguera, teremos o esperado encontro futebolístico entre SBT e Globo. Amistoso.
Cleber Machado de um lado, Murilo Fraga do outro. Silvio Luiz, especialmente convidado para apitar o jogo, recusou alegando falta de preparo físico. E porque as roupas que usava quando foi juiz não servem mais.

Ontem, durante a tarde, ainda se buscava um árbitro para a partida. Pensou-se até, em busca da neutralidade, em alguém da Record, mas não chegaram a um nome de consenso.

Anúncio surpresa
A direção da Record reuniu seus funcionários ontem, em São Paulo, por volta das 14h, e como cortina de frente, o lançamento do novo logo.

Mas, na oportunidade, para surpresa de todos, a emissora anunciou a antecipação do reajuste de 6% para radialistas e jornalistas, além da volta da cesta de natal, suspensa no ano passado.

Serginho Groisman entrevista o locutor do UFC, Bruce Bufrer - Zé Paulo Cardeal / Divulgação - Zé Paulo Cardeal / Divulgação
Serginho Groisman entrevista o locutor do UFC, Bruce Bufrer
Imagem: Zé Paulo Cardeal / Divulgação
It’s Time!
Serginho Groisman exibe neste sábado, no seu “Altas Horas”, uma entrevista exclusiva com o locutor do UFC, Bruce Buffer.
O programa recebe ainda Ana Carolina, Malvino Salvador, Andreia Horta e Marcos Veras.

Bate – Rebate
• O narrador Antero Neto vai deixar o SporTV agora em dezembro...
• ... Para voltar a trabalhar no Sistema Verdes Mares. A saudade de casa bateu mais forte.
• Foi dado um tempo na anunciada reforma do “Jornal da Record”...
• ... Não será mais para este final de ano, como a princípio se planejou.
• Aqui no Brasil, como prática de muito tempo, as novelas da tarde são sempre reprises...
• ... Ao contrário de outros países, como Argentina e México, que investem em produções inéditas também nesta faixa de horário...
• ... Nenhuma emissora brasileira, pelo menos até agora tentou, para ver se dá certo.
• Band está tentando viabilizar novos realities para exibição no ano que vem...
• ... Um deles, que nada tem a ver com culinária, está quase fechado.
• A Globo ainda não fixou a estreia de “Brasil a Bordo”, série do Miguel Falabella, já em avançado estágio de gravações.
• Toda a comitiva da Globo que esteva em Nova York para a festa do Emmy já retornou ao Brasil.

C´est fini
A Globo estreia a série “Dois Irmãos”, há quase um ano guardada nas prateleiras, em 9 de janeiro.

Elenco com grandes atrações, como Cauã Reymond, Juliana Paes, Antônio Calloni, Bárbara Evans, Irandhir Santos, Emílio Orciollo Neto e Eliane Giardini, entre outros.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco