Topo

Coluna

Flávio Ricco


De pastelão a documentário inédito, morte de Fidel teve de tudo um pouco

Apresentador de telejornal do SBT foi surpreendido em pleno ar com notícia da morte de Fidel - Reprodução / YouTube
Apresentador de telejornal do SBT foi surpreendido em pleno ar com notícia da morte de Fidel Imagem: Reprodução / YouTube

Colunista do UOL*

29/11/2016 07h01

A morte de Fidel Castro, no alto dos seus 90 anos, em plena madrugada de sábado, provocou alguma correria e muita confusão nos desprevenidos plantões de jornalismo.

O SBT, primeiro a informar, teve seu apresentador do telejornal surpreendido em pleno ar. Depois de breve silêncio e dos olhos no teleprompter, ele veio com a notícia: “O presidente cubano Fidel Castro assiste a uma reunião em frente ao escritório...” – movimentos de lábios nervosos, outra pausa de mais alguns segundos, respirada funda, até dar sequência: “ele morreu às..., às 22h29 desta sexta-feira em Havana, né? Em Cuba”.

A partir daí, GloboNews, Globo, Band na carona do BandNews e todas as demais abriram o noticiário a respeito.

Destaque-se, por sua vez, a agilidade de TV aberta do Discovery, ao levar ao ar, ainda no sábado, o documentário inédito: “Fidel Castro: o homem mais espionado do mundo”, com entrevistas exclusivas de membros da CIA, KGB e depoimentos de compatriotas que, ao longo dos tempos, estiveram ao lado ou conspiraram contra o líder cubano. Um trabalho dos mais completos.

Emiliano D?Ávila é recebido por Fiorella Mattheis e Samantha Schmütz nos bastidores do ?Vai Que Cola?, do Multishow; Máicol, seu personagem, volta ao programa dia 6 - Gianne Carvalho/Multishow - Gianne Carvalho/Multishow
Emiliano D'Ávila é recebido por Fiorella Mattheis e Samantha Schmütz nos bastidores do "Vai Que Cola", do Multishow; Máicol, seu personagem, volta ao programa dia 6
Imagem: Gianne Carvalho/Multishow

Companheirismo

Se para o público a concorrência das TVs é muito grande, no trabalho de campo o companheirismo entre os seus profissionais existe como sempre existiu.

Ontem, antes do julgamento de Elize Matsunaga, em São Paulo, esse espírito de camaradagem novamente se repetiu.

Título do Palmeiras
Coube a Cléber Machado narrar a conquista do título brasileiro do Palmeiras na Globo.

Um prêmio a ele, que teve um ano muito bom, incluindo-se aí o trabalho que fez ao longo da Olimpíada.

Logo SBT - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 Problema apontado
O desligamento do analógico em Brasília influiu de maneira bem decisiva nos resultados do SBT.

Em alguns horários, a sua queda de audiência chega até a 4 pontos. De acordo com esses números iniciais, foi a emissora que mais perdeu.

Luz amarela
Os resultados de Brasília passaram a preocupar a direção do SBT em São Paulo, que pela ordem será o próximo ponto do desligamento do digital.

E que não deve ter, em relação aos números de TV, um panorama muito diferente de Brasília.

Os benefícios
A festa da Record – Rio, para comemorar sua mudança para Vargem Grande, será no dia 15, mas na sexta-feira, 16, terão início as operações diretamente de lá.

Por enquanto, a emissora tem se preocupado em apresentar palestras motivacionais aos seus funcionários, mostrando a série de benefícios que todos terão com essa mudança.

Record está em busca de um espaço com linha de vista para a Baía da Guanabara - Júlio César Guimarães/UOL - Júlio César Guimarães/UOL
Record está em busca de um espaço com linha de vista para a Baía da Guanabara
Imagem: Júlio César Guimarães/UOL
 Independentemente disso
Mesmo saindo de Benfica e se instalando em Vargem Grande, usando parte das dependências do antigo RecNov, alguns setores da Record ainda não desistiram de ter um estúdio, na zona sul, com vista para o mar.

O antigo prédio da Coca Cola, na praia do Botafogo, é um dos locais pretendidos.

Longe daqui
Gugu Liberato, como se sabe, apresentou sua proposta para renovar contrato com a Record, que ficou de analisar e depois responder.

Resposta que ele vai esperar na Itália, para onde viajou na última semana.

Último mês
No final de dezembro terminará o contrato do Britto Junior com a Record. Até agora nenhuma novidade no caso.

O que também faz despertar uma curiosidade: quem será o substituto do César Filho no “Hoje em Dia”, em janeiro, durante as suas férias. No ano passado foi o Britto.

Futebol feminino
Band e BandSports farão a transmissão da Copa Caixa Internacional de Futebol Feminino, em Manaus, entre 7 e 18 próximos.

O evento, este ano, receberá as seleções do Brasil, Itália, Rússia e Costa Rica, e marcará a despedida da jogadora Formiga e a estreia da treinadora Emily Lima.

Caco Barcelos tratará das mortes no trânsito no "Profissão Repórter" - Globo/Divulgação - Globo/Divulgação
Caco Barcelos tratará das mortes no trânsito no "Profissão Repórter"
Imagem: Globo/Divulgação
 Trânsito
Nesta quarta-feira, o “Profissão Repórter”, da Globo, vai falar sobre trânsito.

Caco Barcellos e seus repórteres foram ao Piauí, estado com o maior número de acidentes de moto no país, onde famílias fazem capelas à beira da estrada para homenagear aqueles que ali morreram. E São Paulo, que tem na redução de velocidade um de seus maiores debates dos últimos tempos.

Bate – Rebate

• O programa “Dr. Hollywood”, com Dr. Rey e Daniela Albuquerque, tem seu retorno confirmado à grade da Rede TV! em 2017...
• ... Dúvida apenas em relação ao dia de exibição, se no domingo ou em outro dia da semana...
• Caso a escolha seja por domingo, vai mexer com o João Kleber.
• “À Flor da Pele” não será mais o título da próxima novela das nove, escrita por Glória Perez, que vai  substituir “A Lei do Amor” a partir de abril...
• ... O definitivo, ainda em fase de registro, será anunciado em breve.
• A estilista Lethícia Bronstein grava nesta semana participação especial em “Sol Nascente” como ela mesma... 
• ... Alice  (Giovanna Antonelli) resolve presentear Geppina (Aracy Balabanian) com um vestido na sua renovação de bodas com Gaetano (Francisco Cuoco).....
• ... Letícia, na vidinha de todos os dias, tem Carolina Dieckmann, Sabrina Sato, Marina Ruy Barbosa e Fernanda Motta como algumas das suas clientes famosas.
• Leonardo Brício e Pedro Gracindo estão no elenco de “De Sonhos e Segredos”, do Canal Brasil, com roteiro e direção de Oswaldo Montenegro que estreia em janeiro...
• ... Na série, que mistura ficção e realidade, os seus atores participam de uma terapia em grupo, analisadas por uma terapeuta de verdade, que não conhece os textos.

C'est fini
Entenda por que o SBT está preocupado e vai mexer também na programação de domingo a partir de 2017. 

O “Domingo Show”, do Geraldo Luis, tem ficado sempre na vice-liderança isolada nas médias anuais, desde 2014.

E na parcial deste 2016, já está batendo recorde na Grande São Paulo, segundo o Kantar Ibope.

Até novembro, a média é de 8,3 pontos, ante 5,5 pontos do SBT.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco