Topo

Coluna

Flávio Ricco


Musicais perdem espaço na TV: culpa de quem?

Alcione participou da última temporada do programa musical "Som Brasil", da Globo, em 2013 - Matheus Cabral/Divulgação/TV Globo
Alcione participou da última temporada do programa musical "Som Brasil", da Globo, em 2013 Imagem: Matheus Cabral/Divulgação/TV Globo

10/12/2016 07h01

Chama atenção de qualquer um a ausência quase completa de bons musicais na TV aberta, porque as emissoras, de um determinado momento para cá, resolveram entender que a audiência que eles proporcionam desaconselha maiores investimentos. Melhor gastar com outra coisa.

Só que aí vem a questão: a audiência é baixa por que o gosto do telespectador, de um dia para o outro, mudou ou é ruim por que falta capacidade às emissoras de produzir programas melhores?

Porque se, de fato, passou a existir essa rejeição por parte do público, ela se resume apenas aqui ao Brasil, uma vez que em outros tantos países – Estados Unidos e Itália, por exemplo, as produções do gênero continuam, como sempre estiveram, entre as mais preferidas.

Tem que ter um trabalho por trás, que vá muito mais além do que a simples apresentação de um cantor ou cantora num programa qualquer.

Trabalho que a Globo, no seu passado, fez tão bem com a série “Grandes Nomes”, “Som Brasil”, “Pirlimpimpim”, “Baby Gal”, “Chico & Caetano” e tantos outros.

Conflito de gerações
Se de um lado a televisão não faz a sua parte, do outro, o da música, também tem as vaidades em questão.

O velho que não quer avalizar o novo e o novo que acha que estão querendo usá-lo para ressuscitar o velho. Fora o choque de gêneros musicais, que aqui, desde o tempo da TV a válvula, sempre existiu.

Esquema montado – 1
Ainda às voltas com as negociações para definir o grupo de 2017, o “Pânico” já está com seu planejamento fechado quanto à exibição do programa.

O último ao vivo deste ano vai acontecer no próximo dia 18.

Esquema montado – 2
Ao “Pânico” não foi feita nenhuma exigência para deixar nada gravado nas férias do programa.

Durante todo o janeiro serão exibidas edições com melhores momentos deste ano, para voltar ao vivo em 5 de fevereiro.

Boa chance
Boutique Filmes e GNT já têm a segunda temporada do “Desengaveta” bem encaminhada. Nada no papel ainda, mas já está tudo conversado.

A primeira edição, com Fernanda Paes Leme à frente, foi considerada um sucesso.

Octógono
O MMA estará representado em “A Força do Querer”, substituta de “A Lei do Amor”, pela personagem de Paolla Oliveira.

É muito provável que outros tipos, possivelmente interpretados por jovens atores, também passem a ser exigidos na mesma prática.

Luan Santana é o convidado especial da Eliana no quadro "Famosos da Internet" - Divulgação - Divulgação
Luan Santana é o convidado especial da Eliana no programa deste domingo, a partir das 15h, no SBT. Ele acompanha o quadro "Famosos da Internet" e ainda um trabalho da apresentadora nos bastidores do seu show
Imagem: Divulgação
Menos sangue
O programa do Marcão, na Record em Brasília, tirou um pouco o peso do noticiário policial, para investir em outros assuntos, entre eles, um reality de emagrecimento movimentando os repórteres Paulo Vitor Gomes e TJ Fernandes.

A resposta na audiência revela acerto.

Contrato assinado
A Rede Brasil, que tem Marcos Tolentino como presidente e Jean Teppet à frente da sua direção, acaba de assinar contrato para medição de audiência com a GfK.

A Diretora Comercial, de Marketing & Client Services, Fernanda Muradas, considera a parceria com a Rede Brasil outro importante marco para a empresa de pesquisas.

Batendo o medo
O calor mais forte dos últimos dias passou a influir bastante nos números de aparelhos ligados, especialmente na faixa do final de tarde e começo de noite.

Em todas as emissoras já existe uma grande preocupação com isso, mesmo porque a tendência é que termômetros continuem subindo no decorrer dos próximos meses.

Bate – Rebate
• Multishow exibe o último capítulo de “Vai que Cola” na segunda-feira.
• Diogo Nogueira é o convidado do “Programa Raul Gil”, neste sábado, no SBT.
• O “Canal Livre”, da Band, neste domingo depois do “Pânico”, vai debater a “Previdência Social...
• ... O entrevistado da noite será Marcelo Caetano, secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda.
• A própria Claudia Bexiga, que já é responsável pelo “Mega Senha”, vai dirigir “O Céu é o Limite”, na Rede TV!...
• ... A estreia do programa, em vez de fevereiro, será em março...
• ... Mas de qualquer maneira a sua produção está bem acelerada.
• Caiu mesmo no esquecimento o programa de viagens que a Val Marchiori ia apresentar na Band...
• ... Aliás, de um momento para o outro, esse também passou a ser mais um assunto proibido nos interiores da emissora...
• ... Aliás, em se tratando de Band e do seu jornalismo, mais especificamente, o que mais se ouve é a conjugação do verbo poder...
• ... Mas sempre com um não na frente.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco