Topo

Coluna

Flávio Ricco


Mesmo gastando muito mais, Record tem sempre o SBT na cola

"A Terra Prometida" foi um dos grandes investimentos da Record em 2016 - Munir Chatack/ Record
"A Terra Prometida" foi um dos grandes investimentos da Record em 2016 Imagem: Munir Chatack/ Record

Colunista do UOL*

25/12/2016 07h01

São poucos, raros até, sem cometer qualquer exagero, os profissionais da televisão no Brasil especializados em grade de programação, aqueles que usando de estratégias bem calculadas, sabem fazer a diferença.

A Globo, num patamar acima, se vale muito disso. É aquela que mais investe nas suas produções e saber extrair tudo o que cada uma delas pode render. Líder há muito tempo, não por acaso.

O curioso, no entanto, é o que acontece na disputa do segundo lugar. Seguramente entre os últimos 10 e 15 anos, a Record gastou duas ou até três vezes mais que o SBT no negócio televisão e isto jamais se refletiu significativamente na audiência ou na diferença de uma para outra. A disputa entre elas nunca apresenta uma desigualdade tão significativa. Ao contrário.

O que se conclui, grosso modo, é que a Record não sabe empregar os bons recursos que sempre teve e tem com sobras, enquanto que o SBT possui valores, como mão de obra, que sabem fazer a diferença.

Não é caso para se pensar?

Escalação
Cassia Kiss será mãe de quatro filhos na próxima novela das 23h da Globo, escrita por Angela Chaves e Alessandra Poggi.

A teledramaturgia está empenhada na busca desses nomes.

E por último
A direção da Record também acaba de decidir que não haverá investimentos em novos produtos para as tardes de sábado, porque segundo ela este não é um momento recomendável para isso.

Sabrina e Mion serão mantidos, sem qualquer alteração de horário, na faixa da noite. E é isso.

Marcelo Várzea é o delegado Celso de "A Lei do Amor" - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Marcelo Várzea é o delegado Celso de "A Lei do Amor"
Imagem: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Teatro
Marcelo Várzea, o delegado Celso de “A Lei do Amor”, é quem faz a direção do espetáculo "Aquário Com Peixes", texto inédito de Franz Keppler.

E que tem estreia confirmada para São Paulo, no primeiro trimestre de 2017.

Cinema
Rosane Svartman, autora e cineasta, continua envolvida com as filmagens de “Pluft, o Fantasminha”, uma adaptação para o cinema da clássica peça de teatro escrita por Maria Clara Machado.

Depois da captação feita no Rio, durante todo este mês, o trabalho agora irá se limitar às cenas com os fantasmas e efeitos especiais.

Cabeça no lugar
A direção da Bandeirantes pretende passar todo este próximo ano, debruçada unicamente no projeto de recuperação da empresa.

A ordem é não sair dos trilhos. Os investimentos na sua linha de programação serão limitados àquilo que for absolutamente indispensável.

Diante disso...
O telespectador da Band não deve esperar para este 2017 projetos mais arrojados ou mesmo a volta dos grandes eventos esportivos, como alguns da sua direção, precipitadamente, chegaram a anunciar.

A programação do próximo do ano não será muito diferente do atual.

Retrospectiva
Como já acontece há três anos, a retrospectiva do jornalismo do SBT vai acontecer no “Conexão Repórter”, do Roberto Cabrini, na noite deste domingo.

E que, além de relembrar os assuntos mais importantes da temporada, também recordará alguns dos principais momentos do programa.

Gravada
“Filhos da Pátria”, do Bruno Mazzeo, teve as suas gravações concluídas, reunindo em seu elenco Fernanda Torres e Alexandre Nero, entre outros.

Mas a Globo ainda não confirma sua data de exibição.

Duda Lisboa (Vôlei de Praia) e Orlando Luz (Tênis) tietam a atriz Ana Beatriz Nogueira  - Cesar Alves/Divulgação/TV Globo - Cesar Alves/Divulgação/TV Globo
Duda Lisboa (Vôlei de Praia) e Orlando Luz (Tênis) tietam a atriz Ana Beatriz Nogueira
Imagem: Cesar Alves/Divulgação/TV Globo
Projeto Tóquio
Duda Lisboa (Vôlei de Praia) e Orlando Luz (Tênis) tietam a atriz Ana Beatriz Nogueira nos bastidores da novela “Rock Story”, durante uma visita aos Estúdios Globo. Eles estão entre os 10 jovens atletas, que são promessas para a próxima Olimpíada, e serão acompanhados pela Globo nos próximos quatro anos, durante a preparação para Tóquio, em 2020.

A série “Projeto Tóquio” estreia no “Esporte Espetacular” dia 1º de janeiro.

Bate – Rebate
• Até segunda ordem, o BandSports vai fazer a transmissão do Roland Garros, com início da sua competição em 28 de maio.
• “Todo Amor”, com Cleo Pires e Igor Angelkorte nos papéis principais, teve suas filmagens encerradas...
• ... Previsão de estreia é para o segundo semestre do ano que vem.
• A torcida é grande, inclusive dentro da própria emissora, para que o nome do Eduardo Sterblitch apareça numa das próximas produções de novelas ou séries da Globo.
• Novela do Walcyr Carrasco já está com a escalação em curso...
• ... Mas existem importantes papéis que até agora não foram preenchidos...
• ... Autor e Globo trabalham cuidadosamente em cima disso, mesmo porque ainda há um bom tempo para o início da sua produção...
• ... Na estabelecida fila das 9 da noite, Walcyr entrará depois de Glória Perez, que só irá estrear sua nova novela em abril.
• “Novo Mundo”, substituta de “Sol Nascente”, na Globo, levou o ator Chay Sued a receber aulas de equitação.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco