Topo

Coluna

Flávio Ricco


São Paulo atinge índice mínimo e vai desligar analógico na quarta

Sinal analógico já pode ser desligado em São Paulo - iStock
Sinal analógico já pode ser desligado em São Paulo Imagem: iStock

Colunista do UOL

27/03/2017 08h43

São Paulo já atingiu o índice necessário para o desligamento do sinal analógico de televisão. De acordo com números exclusivos do Ibope Inteligência, obtidos diretamente de Brasília, 90% dos domicílios paulistanos já estão habilitados a receber o sinal digital.

Esse é o índice mínimo para o desligamento do analógico em São Paulo, que ocorrerá nesta quarta (29). A pesquisa, conduzida entre os dias 11 e 24 de março, ratifica outra, da Kantar Ibope, que apontava que 94% dos domicílios estavam prontos para o novo sinal.

Na capital paulista, 97% da população ouviu falar sobre o sinal digital. Entre os usuários do Bolsa Família, a digitalização subiu de 77% para 91%. Nos demais programas sociais, o aumento foi de 87% para 89%.

Ainda de acordo com a pesquisa, a credibilidade do desligamento na data anunciada também subiu: foi de 58% para 72%.

O desligamento de São Paulo no prazo estabelecido, ao contrário de Rio Verde e Brasília que sofreram pequenos atrasos, é considerado o mais importante de todo o processo, pela dimensão dos seus números e por todos os fatores que o cercam, inclusive por acontecer em meio a uma crise econômica.

Os números de Goiânia também foram analisados pelo Ibope Inteligência. Lá, 79% dos domicílios estão adaptados para o desligamento, que ocorre em 60 dias. 

Flávio Ricco