Topo

Coluna

Flávio Ricco


Fila das nove: Globo passa João Emanuel na frente de Aguinaldo Silva

João Emanuel Carneiro e Aguinaldo Silva - Montagem/UOL
João Emanuel Carneiro e Aguinaldo Silva Imagem: Montagem/UOL

Colunista do UOL

18/07/2017 19h44

A TV Globo decidiu promover uma mudança na ordem de exibição de suas próximas novelas das 21 horas.

O quadro a seguir é oficial: atualmente no ar, temos “A Força do Querer”, novela de Glória Perez, com direção artística de Rogério Gomes, o Papinha. Na sequência, “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco.

O mesmo diretor e equipe de "A Força do Querer" estavam previstos para a produção de Aguinaldo Silva, “O Sétimo Guardião”, programada para estrear em maio de 2018.

Para isso, os trabalhos teriam que começar nos próximos meses, e, portanto, a equipe praticamente emendaria duas novelas. Para dar férias aos profissionais, a emissora decidiu antecipar a trama de João Emanuel Carneiro, que será dirigida por Dennis Carvalho.

Assim, depois de “A Força do Querer”, estreia “O Outro Lado do Paraíso”. E em seguida, a história de João Emanuel Carneiro, e, somente após, a trama de Aguinaldo Silva.

Em nenhum momento, a Globo colocou como motivo para essa mudança a polêmica de direitos autorais que envolveu recentemente esta nova novela do Aguinaldo e participantes do curso Master Class, comandado por ele. Alunos do curso de roteiristas estariam insatisfeitos com o contrato de cessão de direitos e ameaçavam levar o caso para a Justiça. O autor, porém, se encarregou de solicitar a todos os participantes a cessão de direitos, mas a emissora, pelo menos até agora, nunca afirmou ter recebido esses documentos.

De qualquer forma, oficialmente, a troca vai acontecer para dar o devido tempo de descanso para a equipe de Rogério Gomes. A coluna não conseguiu falar com Aguinaldo, porque ele se encontra em Portugal e só deve voltar ao Brasil no dia 25.

É provável que boa parte do elenco de "O Sétimo Guardião", agora, seja colocada à disposição da novela de Carneiro - ele passa a ter prioridade. No caso, nomes como Cauã Reymond, Marina Ruy Barbosa, Renata Sorrah, Chay Suede, Humberto Martins e Lília Cabral. 

Já se sabe que a próxima novela de Carneiro será ambientada em Salvador, com suas primeiras cenas na Ilha de Boipeba. O autor disse que, desta vez, vai evitar temas mais pesados e, portanto, não desenvolverá mais suas histórias em núcleos como favelas.             

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco