Topo

Coluna

Flávio Ricco


Críticas a Marquezine não afetam audiência de "Deus Salve o Rei"

Bruna Marquezine em "Deus Salve o Rei" - Reprodução/TV Globo
Bruna Marquezine em "Deus Salve o Rei" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

18/02/2018 00h06


Mesmo com Bruna Marquezine no "olho do furacão", bombardeada pelo seu oscilante desempenho, nada disso tem alterado a audiência de “Deus Salve o Rei”. De acordo com o Ibope, os números da novela continuam bem favoráveis, sempre dentro dos parâmetros do horário e não apenas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Há uma acolhida interessante de forma geral. Ou seja, a novela não é – e nunca foi – refém da interpretação de somente uma pessoa. A intérprete de Catarina, portanto, é só mais uma “peça” de uma grande engrenagem. É, sim, parte de um conjunto de valores.

E quanto ao caso específico da Bruna, está existindo um trabalho para o reposicionamento da personagem. Vai ser antecipada, por exemplo, a entrada do clássico triângulo amoroso entre Catarina, Afonso (Rômulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa), que só aconteceria no meio da trama.

Isto vem sendo feito por meio de uma série de cenas de adendos, inseridos em meio aos capítulos já gravados, e a uma considerável mudança de rota em acontecimentos associados a estes três personagens.

A vilã também promoverá ações de perseguição à mocinha, no sentido de eliminá-la. Todos - autores, direção e elenco - estão animados com os ajustes, cujo objetivo principal é melhorar a trama. 

Ranking
A propósito de “Deus Salve o Rei”, a novela apareceu em segundo lugar na Social Wit List América Latina, em janeiro, com 85.965 comentários no Twitter, atrás apenas do reality argentino “MTV Diary: Lali”.

O Wit rastreia a repercussão na rede social e tem ainda uma Versão Mundo, na qual “A Força do Querer” surpreendeu, ao se posicionar em segundo lugar.

Pausa
Por causa da transmissão de Chelsea x Barcelona, nesta próxima terça, a Globo não exibirá capítulo de “Malhação – Viva a Diferença”. O jogo vai começar às 16h45. A presença da Globo na Liga dos Campeões está se intensificando cada vez mais.

Curinga
São muitos os planos do jornalismo da Record para o apresentador Matheus Furlan em São Paulo. Além de fazer a folga dos titulares do “Balanço Geral – tarde” e “Cidade Alerta”, ele também deverá voltar para as reportagens, quando Bruno Peruka assumir a faixa das manhãs.  

Danilo Gentili participa do "Programa do Porchat" - Divulgação - Divulgação
Danilo Gentili participa do "Programa do Porchat"
Imagem: Divulgação
Esconde-esconde
Como o ano promete muita rivalidade, as equipes de produção de Danilo Gentili, Fabio Porchat e Pedro Bial estão trabalhando a todo vapor na lista de atrações, para a volta dos programas inéditos no SBT, Record e Globo, respectivamente. Ninguém abrindo o jogo pra ninguém.

Bate e volta
Responsável pela próxima “Malhação”, “Vidas Brasileiras”, a autora Patrícia Moretzsohn passou essa semana do carnaval em Frankfurt.

Já de volta ao Brasil, a ordem é dar um acelera ainda maior no já adiantado texto da novela. A estreia será em 7 de março, uma quarta-feira.

Organização
Apesar das muitas viagens seguidas ao Nordeste, o elenco de “Onde Nascem os Fortes”, da Globo, aprova a proposta desta nova supersérie, que terá 70% da sua captação em externa.

E muito dessa unanimidade se deve ao trabalho organizado pela equipe do diretor José Luiz Villamarim. Até aqui, nada saiu do controle.   

Marina Ruy Barbosa como a Amália de "Deus Salve o Rei" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Marina Ruy Barbosa como a Amália de "Deus Salve o Rei"
Imagem: Divulgação/TV Globo
Questionamento
Tem muita gente na Globo colocando em questão a presença de Marina Ruy Barbosa na próxima novela de Aguinaldo Silva, “O Sétimo Guardião”, com estreia em 12 de novembro, porque os prazos serão muito apertados.

Marina, uma das protagonistas de “Deus Salve o Rei”, não vê problema nenhum em emendar trabalhos. Só que a decisão final será do alto comando da teledramaturgia.

Comprometimento
Essa disposição da Marina remete a alguns casos ocorridos com Letícia Spiller. Pelo menos em duas oportunidades, nos últimos tempos, ela se comprometeu com equipes e não fugiu da raia. Descansou uma semana, e já estava pronta para outra.

Um exemplo sempre lembrado: praticamente saiu do estúdio de “Sol Nascente” e entrou no de “Os Dias Eram Assim”. 

Momento de acordar
Agora que o carnaval chegou ao fim, aumenta a movimentação nas emissoras de TV visando montagem da nova programação. No caso da Rede TV!, o grande objetivo é encontrar um produto atrativo para público e mercado, que possa fazer a diferença no seu fim de noite.

Evidente que a Globo, com sua conhecida organização, apenas observa o lento trabalho de suas concorrentes.        

Bate – Rebate
• Marcílio Moraes prepara lançamento de um romance que também vai enveredar pelo universo da televisão...
• ...Sairá pela editora 7 Letras...
• ...Marcílio que também aguarda resposta da Record sobre uma sinopse para as sete da noite.
• Globo registrou a marca “Se Eu Fechar os Olhos Agora” para título de uma série escrita por Ricardo Linhares, já em gravação...
• ...Tudo devidamente combinado com o titular da obra na qual a série é baseada, jornalista Edney Silvestre.
• Neste domingo, a Record estreia o “Show de Humor”, às 11h...
• ...Já o “Domingo Show”, reduzido, terá início às 13h e irá até 15h30...
• ...Resta saber, portanto, se o “Domingo Legal” vai ter alguma vantagem com essa mudança.
• No SBT, nada se sabe, ainda, se o “Conexão”, do Cabrini, voltará para os domingos. Assunto restrito ao dono. Parece que não. 

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco