Topo

Coluna

Flávio Ricco


Globo trabalha em série de eventos para celebrar os 50 anos do "JN"

"Jornal Nacional", que tem apresentação de William Bonner e Renata Vasconcellos, prepara uma série de comemorações nos seus 50 anos - Reprodução/TV Globo
"Jornal Nacional", que tem apresentação de William Bonner e Renata Vasconcellos, prepara uma série de comemorações nos seus 50 anos Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL*

20/08/2019 00h06

O jornalismo da Globo está trabalhando em uma série de eventos, dentro e fora do vídeo, para comemorar os 50 anos do "Jornal Nacional", lançado em 1° de setembro de 1969.

Conforme anunciado, a partir do dia 31 deste mês, durante 14 semanas e sempre aos sábados, duplas de âncoras de outras cidades irão se revezar na apresentação do jornal.

Também em produção uma série de cinco minidocumentários, de 15 minutos de duração, cuja proposta é mostrar "como os brasileiros viram a transformação do mundo pelas lentes do JN". Os temas escolhidos são "Relações com o outro", "O Trabalho", "Educação & Conhecimento", "Saúde" e "Cidades".

E, no fim da semana passada, foi tomada a decisão de promover uma festa à altura, no Jockey Club do Rio de Janeiro, em data ainda a ser comunicada.

A expectativa é que, além das pessoas que hoje fazem o "JN", como William Bonner, Renata Vasconcellos e tantas outras, também sejam chamados a participar outros tantos que ajudaram a construir a história do jornal, como Cid Moreira e Sergio Chapelin, por exemplo.

Lulu, Iza, Ivete e Teló  - Fabiano Bataglin/TV Globo - Fabiano Bataglin/TV Globo
Lulu, Iza, Ivete e Teló, jurados do "The Voice"
Imagem: Fabiano Bataglin/TV Globo

Fase das batalhas

Definidos os 64 participantes na etapa de audições às cegas, terá início nesta terça-feira a fase de batalhas no "The Voice Brasil", na Globo.

Agora, os cantores dos times de Lulu Santos, Iza, Ivete Sangalo e Michel Teló se apresentam em duplas e é nesta fase que entra em jogo o botão de "peguei".

Espaço

Na Band, já existe por parte de alguns setores o desejo de aproveitar o professor Marco Antonio Villa também no jornalismo da televisão.

A repercussão do trabalho dele no rádio joga a favor.

Reunião

Os acionistas da Rede TV!, Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho devem agendar para esta quarta-feira, mais tardar quinta, um encontro entre seus principais diretores para discutir a programação.

Há, e não se faz mais segredo, o desejo de promover algumas mudanças. Os 20 anos de existência, em novembro, têm um pouco a ver com isso.

Definição

Até o final deste mês, conforme o prometido, a CNN Brasil deverá anunciar os seus escritórios e estúdios no Rio e em Brasília.

Assim como acionar os seus funcionamentos.

A propósito

Em entrevista à revista Go Where, o CEO da CNN Brasil, Douglas Tavolaro, informou que a sede de 4 mil metros quadrados, em São Paulo, vai receber três grandes estúdios e mais um, dentro da redação.

Além de outro só para o digital.

Mas será?

A Record, com a Record News, foi muito bem na transmissão dos Jogos Pan-Americanos do Peru, inclusive alcançando resultados importantes.

De se lamentar que, na falta de nenhum outro planejamento para o setor, só voltará a pensar em esporte no Pan de 2023, do Chile.

Rhaisa Batista  - Victor Pollak/TV Globo - Victor Pollak/TV Globo
Rhaisa Batista, participação em "Bom Sucesso"
Imagem: Victor Pollak/TV Globo

Saindo do virtual

Rhaisa Batista fará uma participação especial em "Bom Sucesso", vivendo Marie, uma francesa que namora Leo (Antonio Carlos Santana) virtualmente e virá ao Brasil passar uns dias com ele.

A atriz tem como últimos trabalhos "Verdades Secretas" (Globo) e "Sem Volta" (Record).

TV paga

O ZooMoo, canal de TV voltado para crianças, há apenas seis anos no país, já apresenta dados expressivos de audiência.

Alcança 10 milhões de domicílios e mais de 40 milhões de pessoas. Dentre os destaques de sua grade, a animação "Teddies" e o "Kooki's Craft Show".

Mercado

O Grupo Globo anunciou na tarde de ontem a volta de Erick Bretas ao comando da plataforma de streaming Globoplay.

Ele substitui João Mesquita, que deixou a empresa.

Data definitiva

A Record fixou para 17 de setembro a estreia de "A Fazenda", 11ª temporada do programa.

E a informação é que todos os participantes já foram escolhidos.

Giovanna Lancellotti e Danniel - Fábio Rocha/TV Globo - Fábio Rocha/TV Globo
Giovanna Lancellotti e Danniel, da nova "Dança dos Famosos"
Imagem: Fábio Rocha/TV Globo

Em cima da hora

Giovanna Lancellotti entrou na "Dança dos Famosos" aos 45 do segundo tempo. Ela foi chamada em cima da hora para o lugar de Vitória Strada, escalada em "Salve-se Quem Puder".

O anúncio dos participantes da nova temporada aconteceu domingo passado.

Bate - Rebate

* A Band está montando uma arquibancada, na sua sede de SP, para receber as torcidas dos finalistas do "MasterChef", Lorena e Rodrigo...
* ... O vencedor será conhecido no próximo domingo, ao vivo.
* Angelina Muniz e Inês Galvão também participam de "O Figurante", especial de fim de ano da Record.
* Diretor Edgard Miranda continua trabalhando na montagem do elenco de "Gênesis"...
* ... É a próxima bíblica da Record.
* Caminho natural... A escalação de Márcio Gomes nos telejornais da Globo vem se tornando frequente.
* A exposição "Man Ray em Paris" ficará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, de 21 de agosto a 28 de outubro. Entrada gratuita.
* A produção do novo programa de Fernanda Gentil, na Globo, já está inteiramente montada e com seus trabalhos em pleno andamento.
* A temporada da peça "Era Pra Ser um Stand Up", no Teatro Vannucci, Rio, vai de 23 de agosto a 19 de outubro...
* ...Aarhon Pinheiro e Bia Guedes estão no elenco, sob a direção de Wendell Bendelack.

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco