Topo

Monica Iozzi sobre perfil fake no Twitter: "Usa meu nome de forma leviana"

Monica Iozzi - Leo Aversa/Agência O Globo
Monica Iozzi Imagem: Leo Aversa/Agência O Globo

Colunista do UOL

24/09/2019 15h54

A atriz Monica Iozzi está irritada com um perfil no Twitter que tem se passado por ela. O @Srta_Iozzi, no ar desde junho do ano passado, publica mensagens e faz comentários com conteúdos bem opostos aos posicionamentos político e social da artista, que se intitula feminista e progressista.

"Muita gente que gosta de mim e que acompanha o meu trabalho está sendo enganado por essa conta, que só publica bobagens e usa meu nome de forma leviana", diz Monica, que há dois anos encerrou a conta que tinha no Twitter e não pretende reativar seu perfil. A única rede social que a intérprete da assessora de influencers digitais Kim, na novela 'A Dona do pedaço', usa é o Instagram, com o perfil @monica.iozzi.

Apesar de indicar no @Srta_Iozzi que faz uma paródia da atriz, o responsável pela criação do perfil pode ser processado. Segundo o advogado Marcelo Goyanes, especialista em direito de propriedade intelectual, a criação de um perfil falso nas redes sociais pode ser enquadrado no artigo 307 do Código Penal, se ele for usado para obter vantagem ou causar dano. Além disso, Goyanes afirma que a pessoa também pode ser responsabilizada na esfera cível. "Ela pode responder por danos materiais e morais pela violação dos direitos da personalidade da vítima, ou seja, por utilizar seu nome, imagem, voz ou dados biográficos", explica.

Procurado pela Coluna do Leo Dias para comentar a insatisfação de Mônica Iozzi e o risco de ser processado, o responsável pelo @Srta_Iozzi não respondeu até a publicação desta nota.

* Com colaboração de Geizon Paulo

Blog do Leo Dias