Topo

Live de Marília: maior artista do país e longe do estereótipo de popstar

Live de Marília Mendonça bate recorde com 3,2 milhões de visualizações simultâneas - Reprodução/Youtube
Live de Marília Mendonça bate recorde com 3,2 milhões de visualizações simultâneas Imagem: Reprodução/Youtube

Colunista do UOL

09/04/2020 18h55

Qual foi o significado da live de Marília Mendonça? Um dia após a transmissão via internet, através do YouTube, de um show de quase 4 horas de duração, há inúmeros significados a tirar. O primeiro e mais claro: ela é a maior artista deste país. Com apenas cinco anos de carreira, capaz de cantar por quatro horas seguidas suas próprias músicas. Bruno e Marrone, por exemplo, só cantaram suas canções. No entanto, eles têm 33 anos de carreira.

Outro ponto bastante significativo é a verdade de Marília. Ela representa o verdadeiro Brasil e está a léguas de distância do estereótipo de uma popstar. Não havia produção alguma naquela transmissão. Ela usava um vestido bem básico da Riachuelo que não deve chegar a R$ 100. No pé, um par de Havaianas, outra patrocinadora. No rosto, um óculos de grau gigantesco para corrigir sua miopia e fazê-la enxergar algumas letras de canções que caíram no esquecimento. O cenário do show? Nada. Uma luz verde pavorosa, na sala da casa da cantora nos arredores de Goiânia. Era isso e nada mais.

Marília tentou diversas vezes interromper a live para ir ao banheiro fazer xixi. Por outras, se mostrava nitidamente perdida sobre o que fazer. Recebia as instruções de Henrique Bahia que falava com ela, sem nenhum ponto eletrônico, era no gogó mesmo. Ele dirigia e Anselmo Troncoso fazia os cortes de imagens. Não houve nenhuma fala escondida, nenhuma interpretação, nada foi fake na transmissão. Marília foi simplesmente Marília. E é essa a verdade que o povo quer ver.

Antes de engravidar, Marília dedicou-se a uma turnê chamada "Todos os cantos", em que chegava de surpresa em uma cidade, distribuía panfletos e no fim do dia se apresentava, de graça, em um espaço público. Isso fez com que Marília entrasse em contato direto com o verdadeiro Brasil. Com essa turnê, ela foi aos confins do país. E fez dela, a maior artista de nossa história.

Só ela foi capaz de reduzir a audiência do "Jornal nacional". Calcula-se que cerca de 500 mil pessoas deixaram de assistir ao telejornal para se conectar à internet e vê-la cantar. Marília é a verdadeira representante da música popular brasileira.

Blog do Leo Dias