Topo

Para frear crescimento da CNN, GloboNews aposta em clone de O Grande Debate

GloboNews aposta em clone de O Grande Debate - Reprodução/GloboNews
GloboNews aposta em clone de O Grande Debate Imagem: Reprodução/GloboNews

Colunista do UOL

25/04/2020 22h59

Os telespectadores da GloboNews foram surpreendidos com uma estreia inesperada na noite deste sábado (25). Na surdina, o canal passou lançou um espaço idêntico ao "O grande debate", líder de audiência na rival CNN Brasil.

Batizado de "GloboNews debate", a novidade surgiu justamente em um dos poucos horários em que o canal de notícias do Grupo Globo foi ultrapassado pela nova rival. No sábado passado, dia 18, a estreia de "O mundo pós pandemia" marcou 0,8 ponto e foi líder entre os canais de televisão por assinatura.

A mecânica do "GloboNews debate" é idêntica ao feito por "O grande debate" desde a estreia da CNN Brasil, em 15 de março. Ambos os quadros consistem em colocar representantes dos lados extremos da política brasileira se engalfinhando para defender seus pontos de vista.

Enquanto a CNN apostou nos influenciadores Gabriela Prioli e Caio Coppolla como primeira formação de seu formato, a GloboNews decidiu investir em políticos. Os primeiros debatedores do novo espaço foram o deputado Carlos Jordy, do PSL do Rio de Janeiro, e o senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá.

GloboNews aposta em clone de O Grande Debate - Montagem de fotos Reprodução/GloboNews e reprodução/CNN Brasil - Montagem de fotos Reprodução/GloboNews e reprodução/CNN Brasil
GloboNews aposta em clone de O Grande Debate
Imagem: Montagem de fotos Reprodução/GloboNews e reprodução/CNN Brasil

Na CNN Brasil, a versão matinal de "O grande debate" já se consolidou no posto de líder de audiência entre os canais por assinatura em sua faixa horária. Não é raro que o quadro do "Novo dia", mediado por Reinaldo Gottino, viralize e domine comentários nas redes sociais.

Segundo dados prévios do Ibope, obtidos em primeira mão pela Coluna do Leo Dias, a estreia do "GloboNews debate" foi tão bem sucedida quanto "O grande debate". Veiculado durante o "Edição das 20h" e o "Jornal das dez", o quadro chegou a registrar três vezes mais audiência do que a CNN Brasil em determinados momentos.

Em média, entre 21h02 e 23h16, a GloboNews obteve média de 1,3 ponto no Painel Nacional de Televisão, o PNT, e foi líder entre os canais por assinatura. A CNN Brasil, com o segundo episódio de "O mundo pós pandemia", cravou 0,7 ponto.

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira.

Blog do Leo Dias