Topo

Entenda por que a live de Ivete foi derrubada no YouTube pelo Grupo Globo

Live de Ivete é derrubada do YouTube - Reprodução/Multishow
Live de Ivete é derrubada do YouTube Imagem: Reprodução/Multishow

Colunista do UOL

26/04/2020 00h14

Uma falha técnica no sistema de detecção de conteúdo pirateado do YouTube acabou penalizando a cantora Ivete Sangalo na noite deste sábado (25). A live da cantora foi suspensa momentaneamente, sob a acusação de estar violando direitos autorais do Grupo Globo.

O show ao vivo da cantora baiana, de fato, é uma iniciativa múltiplataforma organizada por diversos veículos do conglomerado da família Marinho. Porém, a página oficial de Ivete Sangalo, com mais de dois milhões de inscritos, também estava autorizada a transmitir o evento.

Durante alguns momentos, quem tentou acompanhar a live de Ivete se deparou com uma mensagem de erro, alertando que aquele conteúdo foi removido por violar direitos autorais da Globo. Quem estava assistindo por lá, teve de ir ao canal do Multishow ou ao Globoplay para não perder a apresentação.

O bloqueio, vale salientar, é automático. O YouTube disponibiliza aos criadores de conteúdo uma ferramenta que desabilita automaticamente transmissões e vídeos copiados por terceiros sem autorização prévia. Neste caso, provavelmente houve algum ruído entre o staff da cantora e a equipe de tecnologia da informação da Globo.

De pijama e com família, Ivete Sangalo faz live mais intimista até agora

Com a suspensão acidental, a situação acabou se invertendo. A página do Multishow passou a ser acompanhada por mais de meio milhão de pessoas, enquanto cerca de 195 mil permaneceram no canal oficial da baiana.

A live, transmitida também pelo Multishow na televisão e pelo Globoplay, também foi ao ar na TV Globo por cerca de 20 minutos. Dados prévios do Ibope obtidos pela Coluna do Leo Dias apontam que o show teve média de 28 pontos na Grande São Paulo, número equivalente a quase 6 milhões de telespectadores apenas na maior metrópole do país.

Após a publicação desta nota, neste domingo (26), a Globo emitiu uma nota falando sobre o ocorrido.

Veja a nota na íntegra:

"A Globo tem o compromisso de defesa dos direitos autorais de suas produções e usa diversas tecnologias para combater a pirataria. As medidas são tomadas de acordo com a natureza dos conteúdos e das plataformas onde possam ser ilegalmente disponibilizados. No caso do programa 'Ivete Em Casa', estava acordada a transmissão simultânea do show no Youtube nos canais do Multishow e da cantora. Por um erro técnico, a transmissão legítima da live no canal de Ivete foi interrompida por 20 minutos e retomada assim que nossa falha foi detectada."

*Com colaboração de Gabriel de Oliveira e Raphael Acioli

Blog do Leo Dias