Topo

Giullia Buscacio relembra Novo Mundo: 'Capricharam na minha caracterização'

Giullia Buscacio foi a índia Jacira em Novo Mundo - TV Globo
Giullia Buscacio foi a índia Jacira em Novo Mundo Imagem: TV Globo

Colunista do UOL

30/04/2020 14h33

Depois de se despedir de Isabel de 'Éramos Seis', Giullia Buscacio está na telinha novamente, desta vez revisitando a índia Jacira, uma de suas personagens mais marcantes na TV Globo, na novela 'Novo Mundo'. Em conversa com a Coluna do Leo Dias, a atriz fala sobre a edição especial da trama, e diz que sua caracterização como índia era tão boa que até muitos amigos não associavam ela ao personagem.

"Jacira foi uma personagem que me instigou e me desafiou muito. É uma novela de época, com trejeitos e expressões de um período muito distante do nosso. E somado a isso, ela era uma índia, então tinha todo esse contexto. Eu estudei muito na época, mergulhei de cabeça para fazer a composição dela, para entender o período histórico em que se passava Novo Mundo. Foi um período de muito aprendizado para mim. É, com certeza, uma das personagens que eu guardo com muito carinho na minha trajetória", fala a atriz.

Giullia diz que a 'reprise' da novela a causou um misto de sensações, e elogia a TV Globo pela responsabilidade em paralisar as produções durante a quarentena. Ela fala ainda sobre a importância de ficar em casa.

"Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz por ela ter sido escolhida. E triste pelo motivo que ela está voltando ao ar. Mas a Globo foi muito responsável com todos os funcionários e tomou a decisão certa em paralisar as produções. O isolamento ainda é o melhor remédio que temos contra o avanço do coronavírus. Quem puder ficar em casa, fique. Sei que nem todos têm essa opção, infelizmente. Vivemos num país de muitas desigualdades sociais e me preocupo demais com essas pessoas mais vulneráveis nesses tempos que estamos vivendo", ressalta.

Giullia Buscacio em 'Novo Mundo' - Divulgação - Divulgação
Giullia Buscacio em 'Novo Mundo'
Imagem: Divulgação

Cena de tribo incendiada foi marcante

A intérprete da índia Jacira diz que ainda mantém contato com boa parte do elenco pelo Whatsapp, conta que todos se tornaram muito amigos, e cita uma de suas cenas mais marcantes na trama: "Uma que me impactou muito foi a que a tribo dela era incendiada. Foi uma cena difícil de fazer e que envolveu muitos detalhes. E que marcou a história dela na trama. Já estou assistindo a edição especial de Novo Mundo e é muito legal ver um trabalho com esse distanciamento de agora."

Giulia conta que a repercussão da edição especial vem sendo bastante positiva, e revela o que amigos e fãs têm falado sobre a edição especial da novela:

"É muito legal, porque eu acabei de fazer a Isabel, em 'Éramos Seis', que é muito diferente visualmente da Jacira. Algumas pessoas nem associavam que era eu que fazia a Jacira (risos). Nossa caracterização caprichou muito. Mas escuto muitas coisas boas do pessoal, gente que não tinha noção da história do nosso país e que está aprendendo um pouco sobre nossos antepassados. E uma galera que amou a primeira vez e que está assistindo de novo. É muito bom quando um trabalho se comunica com o público e cria essa interação."

A atriz destaca ainda a importância histórica de 'Novo Mundo': "É uma trama de época, mas que mostra muito do processo de colonização do Brasil, da nossa história. E, de certa forma, muito do que somos hoje é reflexo desse passado. É uma trama que, além de entreter, vem cheia de informação histórica, apesar de toda a licença poética dos nossos autores para a ficção. Mas é uma novela dinâmica, com humor, romance... Tem tudo para o pessoal se entreter nesse momento de isolamento."

*Com colaboração de Lucas Pasin

Blog do Leo Dias