Topo

Com Carnaval prestes a não acontecer, escolas de samba do Rio realizam live

Neguinho da Beija-Flor - Reprodução
Neguinho da Beija-Flor Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

06/05/2020 14h08

Dá para imaginar o Brasil sem Carnaval? Claro que sim. Governantes já sinalizaram que, se não surgir uma vacina até outubro deste ano, não haverá folia em 2021... Algo impensável há meses atrás.;

Mesmo assim, a partir de uma iniciativa de Gabriel David, filho de Anísio Abrãao David, presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis, realiza no próximo sábado (9), na Cidade do Samba, no Rio, a primeira live reunindo as maiores escolas de samba do Rio. Comandadas pelo ícone dos intérpretes, Neguinho da Beija-Flor, as agremiações darão voz a sambas-enredo históricos com o objetivo de mobilizar o público e espantar o baixo astral. Se é que é possível.

Em conversa informal com a Coluna, esta semana, Gabriel se mostrou, como sempre, otimista e disse acreditar na realização do Carnaval no Rio no ano que vem. No entanto, ele reporta que seu pai, Anísio, que permanece isolado (e saudável) em seu apartamento em Copacabana, não está tão confiante quanto ele. Na última vez em que este colunista conversou com o homem responsável pela criação do Carnaval do Rio da maneira que é vista até outro dia, Anísio mostrava-se desanimado e descrente quanto ao futuro da folia. Isso, dias antes do último Carnaval, quando mal falava-se em coronavírus. Parecia uma espécie de premonição.

Mas voltando aos dias atuais, não se preocupem: não haverá nenhum Carnaval fora de época ou qualquer aglomeração, garantem os organizadores.

A Beija-Flor pretende mobilizá-los virtualmente, através de um espetáculo inédito, em prol de famílias afetadas direta e indiretamente pela pandemia da Covid-19.

Transmitido ao vivo no YouTube, o evento contará com ainda com outros intérpretes do Grupo Especial, como Marquinho Art'Samba (Mangueira), Gilsinho (Portela), Wantuir (Unidos da Tijuca), Tinga (Vila Isabel) e Zé Paulo (Unidos do Viradouro). Também integra o time a dupla de cantores da Paraíso do Tuiuti: Carlos Junior e Celsinho Mody.

A live começa às 18h e Gabriel conseguiu patrocínio da Cerveja Original e apoio da plataforma Ame Digital, responsável por recolher e ajudar a encaminhar as doações. O canal do YouTube que transmitirá a live é o 'TV Beija-flor'.

Blog do Leo Dias