Topo

Mauricio Stycer

Excesso de reprises na TV em janeiro aponta falta de visão e planejamento

Entre outras reprises, o SBT está apresentando em janeiros edições antigas do "Programa Silvio Santos" - Reprodução/SBT
Entre outras reprises, o SBT está apresentando em janeiros edições antigas do "Programa Silvio Santos" Imagem: Reprodução/SBT

Colunista do UOL

12/01/2020 05h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Houve um tempo, no passado, em que se dizia que o ano só começava depois do Carnaval. Essa afirmação valia também para a programação de TV. Dados do Ibope apontavam que havia menos gente em casa assistindo televisão em janeiro e o mercado publicitário não fechava contratos importantes no período.

A realidade mudou. Estabelecendo uma grade com atrações previstas com antecedência para este período, como o "Big Brother Brasil" e, mais recentemente, o "The Voice Kids", a Globo estabeleceu uma nova rotina e trouxe público e patrocinadores.

E não só. Como foi debatido no mais recente podcast UOL Vê TV, num momento como o atual, de crise econômica, as férias do brasileiro são mais modestas e o espectador em potencial fica mais tempo em casa.

Por isso, chama tanto a atenção, negativamente, a programação das principais concorrentes da Globo. O SBT encheu a sua grade com "melhores momentos" de programas exibidos em 2019. Até programa de fofoca tem sido reprisado... Um vexame. A Record, igualmente, não trouxe quase nada de novo neste início de ano.

É verdade que mesmo a Globo recorreu a uma reprise para preencher a grade noturna, uma versão remasterizada da minissérie "O Auto da Compadecida". O programa é excelente, mas o pretexto para a sua reapresentação não é verdadeiro. A minissérie estreou em janeiro de 1999, há 21 anos, e não há 20, como tem anunciado a emissora.

Num momento em que as TVs enfrentam dificuldades variadas, esta avalanche de reprises aponta acomodação, falta de visão e pouco planejamento. A atitude deveria ser muito diferente dessa.

Stycer recomenda
. BBB20 promete "incêndio no parquinho" e pode ter maior inovação da história
. TV paga: GloboNews tem pior ibope em 3 anos; veja ranking de canais
. Horário e divulgação ruim comprometem resultados do Bial
. UOL Vê TV debate saída de Aguinaldo Silva da Globo e as reprises de janeiro

Melhor da semana
Bom Sucesso agradou ao brasileiro cansado da estupidez atual, dizem autores

Pior da semana
Sem assunto, Globo Esporte faz Caio falar de futebol preparando um bolo

Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.