Topo

Mauricio Stycer

Cidade Alerta exclui cena da mãe que soube ao vivo do assassinato da filha

Luiz Bacci, apresentador do Cidade Alerta, na Record TV  - Divulgação/Record TV
Luiz Bacci, apresentador do Cidade Alerta, na Record TV Imagem: Divulgação/Record TV

Colunista do UOL

18/02/2020 09h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O "Cidade Alerta" exibiu na tarde de segunda-feira (17), ao vivo, o momento em que uma mãe descobre que a sua filha desaparecida foi assassinada. O programa mostrou por cerca de 20 segundos o desespero da mãe com a notícia - ela arranca o ponto eletrônico, desfalece e é apoiada por técnicos da emissora, enquanto o apresentador Luiz Bacci expressa surpresa com a situação.

O caso vinha sendo explorado pelo programa policial da Record desde a terça-feira da semana anterior. A reportagem desta segunda-feira era a quarta dedicada ao tema.

As imagens com a chocante exposição do sofrimento da mãe viralizaram imediatamente, acompanhadas por muitos protestos contra o sensacionalismo do "Cidade Alerta".

Pressionada, a Record excluiu a reportagem da versão que fica disponível no Play Plus, o seu serviço de streaming. Quem assiste ao episódio desta segunda-feira encontra apenas uma breve menção de Bacci ao caso, ao falar de uma outra situação. "Por que estão dizimando as nossas mulheres? Deus permita que o caso da Mariza seja diferente do da Marcela, muito embora os indícios sejam muito tristes."

Em resposta ao questionamento da coluna, a emissora confirmou a exclusão: "A Record também foi surpreendida e tem interesse apenas em ajudar no esclarecimento no que começou como um caso de uma moça desaparecida. Em respeito à família o caso foi editado".

A exclusão da reportagem exibida na segunda-feira é um reconhecimento do erro cometido, mas não evitará que outros casos semelhantes ocorram. É da essência desta fase atual do "Cidade Alerta" a "novelização" de casos policiais trágicos, exibidos em capítulos, com muitas entradas ao vivo para entrevistas com parentes das vítimas.

Desculpas

No início da noite de terça-feira (18), Bacci comentou o episódio no "Cidade Alerta": "A gente estava ao vivo e a informação chocante fez com que ela se sentisse mal. Assim que terminou o programa ontem eu conversei com a D. Andrea, hoje eu também conversei com ela e ela fez questão de agradecer o Cidade Alerta. Mas quero também me desculpar, pedir desculpa a você que nos assiste por essa situação. Aqui é um programa ao vivo e nós infelizmente estamos sujeitos a isso. Nós jamais teríamos a intenção de causar qualquer desconforto a essa família. Nossa única intenção é ajudar nesses casos, que às vezes ficam invisíveis na sociedade", disse ele.