Topo

Mauricio Stycer

Só dois telejornais registram que Bolsonaro foi vaiado em visita a padaria

O "Jornal da Cultura" registra que o presidente Jair Bolsonaro foi apoiado e também vaiado ao visitar uma padaria em Brasília  - Reprodução
O "Jornal da Cultura" registra que o presidente Jair Bolsonaro foi apoiado e também vaiado ao visitar uma padaria em Brasília Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

10/04/2020 11h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro ignorou mais uma vez, na tarde de quinta-feira (09), as recomendações da Organização Mundial da Saúde no sentido de evitar aglomerações e o contato com outras pessoas sem proteção. Ele visitou uma padaria em Brasília na companhia de um ministro e de um filho. Lanchou, fez fotos, foi aplaudido e vaiado.

No contexto da pandemia de coronavírus, não me parece haver dúvidas de que este passeio do presidente é uma notícia. Mas nem todos as emissoras de TV aberta pensam assim. Os principais telejornais de três das seis maiores redes simplesmente ignoraram o fato. "Jornal da Record", "Jornal da Band" e "RedeTV! News" não encontraram espaço para falar do assunto.

Como mostrou o UOL Notícias, o deputado Eduardo Bolsonaro publicou nas redes sociais uma versão editada da visita, sem as vaias, naturalmente.

O "Jornal da Record", especificamente, não apenas omitiu o passeio presidencial como deu a entender que o presidente está respeitando as recomendações da OMS.

No meio de uma reportagem sobre conflitos entre o Executivo e o Legislativo, o repórter Thiago Nolasco disse: "O presidente, que no meio da tarde foi até o lado externo do Palácio do Planalto, disse que era pra ver novos ares, porque estava muito tedioso lá dentro, e como não havia aglomeração, ninguém podia criticá-lo".

O "Jornal Nacional" evitou mostrar imagens da visita à padaria, mas William Bonner leu uma nota em tom crítico, de 26 segundos:

"O presidente Jair Bolsonaro foi a uma padaria, na Asa Norte, em Brasília. Entre cumprimentos com abraços e apertos de mão de alguns - e também ao som de vaias e de algumas panelas - ele voltou a contrariar as recomendações da OMS, acolhidas por países de todos os continentes. Em seguida, ao chegar ao Palácio do Alvorada, o presidente disse que parou na padaria para tomar um refrigerante".

No "SBT Brasil", a menção foi ainda mais curta (12 segundos) e sem críticas, mas com imagens. Disse a repórter Soane Guerreiro: "Bolsonaro foi até uma padaria no centro de Brasília, acompanhado do filho e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Dezenas de apoiadores se aglomeraram em meio à quarentena "

Foi o "Jornal da Cultura" quem fez o registro mais longo (50 segundos) e mais crítico, incluindo imagens das vaias. A apresentadora Ana Paula Couto narrou: "O presidente Jair Bolsonaro fez hoje mais uma visita-surpresa a moradores do Distrito Federal, mas desta vez a reação da população foi diferente".

Na sequência, disse: "O presidente tomou um lanche nesta padaria na Asa Norte de Brasília, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Depois, sem máscara, Bolsonaro tirou várias fotos ao lado de apoiadores, indo contra a recomendação da OMS de se manter uma distância de dois metros entre as pessoas. Mas, ao sair do local, começou uma gritaria. Alguns apoiavam; outros vaiavam".