Topo

Na crise atual, "Êta Mundo Bom" faria sucesso até como novela das 21h

Candinho (Sergio Guize) e Anastácia (Eliane Giardini) em Êta Mundo Bom! - Reprodução / Internet
Candinho (Sergio Guize) e Anastácia (Eliane Giardini) em Êta Mundo Bom! Imagem: Reprodução / Internet

02/07/2020 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Êta Mundo Bom" registrou média de 27 pontos em São Paulo ao ser exibida entre janeiro e agosto de 2016. Foi a melhor audiência de uma novela das 18h desde "O Profeta", em 2007. E ainda não foi superada por nenhuma outra trama exibida depois nesta faixa (já foram sete).

No Vale a Pena Ver de Novo desde o final de abril, a novela de Walcyr Carrasco voltou a mostrar vitalidade. Tem superado a média de 20 pontos, em São Paulo, e exibido números melhores do que as tramas que vem depois, as reprises de "Malhação - Viva a Diferença" e "Novo Mundo".

Creio que muito do sucesso da primeira exibição se deveu ao momento em que foi ao ar - um período de crise política e econômica e, de certa forma, de muito desencanto.

Com tipos transparentes e cristalinos, como só existem nas histórias infantis, Carrasco ofereceu uma mensagem de otimismo e esperança. O excesso de bondade e simplicidade de boa parte dos personagens tornou a novela atraente para quem buscava receber mensagens edificantes e reconfortantes da TV.

Por causa da pandemia de coronavírus, o clima do país em 2020 é ainda mais favorável a uma novela com a mensagem de "Êta Mundo Bom". A quarentena elevou o número de aparelhos ligados, o que também ajuda. "Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar", repete Candinho.

Tenho a impressão que esta trama iria ser bem-sucedida em qualquer horário que fosse exibida este ano - até como novela das 21h.

UOL vê TV: 10 motivos que explicam o sucesso de "Êta Mundo Bom"