Topo

Mauricio Stycer

Série da Netflix sobre Senna já nasce oficialmente como chapa-branca

Ayrton Senna quando piloto da Lotus no GP do Brasil de 1987 - Simon Bruty/Getty Images
Ayrton Senna quando piloto da Lotus no GP do Brasil de 1987 Imagem: Simon Bruty/Getty Images

Colunista do UOL

04/09/2020 11h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No comunicado da Netflix anunciando o "primeiro drama ficcional sobre Ayrton Senna", a empresa destaca na primeira linha que a minissérie será "realizada em parceria com a família Senna".

O texto inclui esta declaração de Viviane Senna, irmã e guardiã da memória do piloto: "É muito especial poder anunciar que contaremos a história que poucos conhecem dele. A família Senna está empenhada em fazer deste projeto algo totalmente único e inédito. E ninguém melhor do que a Netflix, que tem um alcance global, para ser nossa parceira neste projeto".

Trata-se, não é preciso ser adivinho, de um projeto tutelado, sem chances de exibir qualquer coisa que a família não aprove.

Segundo a Netflix, o programa, em oito episódios, com lançamento previsto para 2022, terá como ponto de partida o começo da carreira automobilística de Senna, quando ele se muda para a Inglaterra para competir na F1600.

"Toda a trajetória de superação, desencontros, alegrias e tristezas. Os bastidores mostrarão o homem por trás do mito até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino", informa a empresa.

É incontestável que Senna foi um dos maiores pilotos da história da F-1 e merece todas as honrarias. A família tem todo o direito, também, de preservar a sua memória da forma que quiser, o que inclui este projeto com a Netflix.

Não espere, porém, que a minissérie se aprofunde em temas polêmicos ou apresente com destaque pontos de vista que contrariem a visão familiar. A série já nasce, oficialmente, como chapa-branca.

Abaixo, o vídeo do anúncio da Netflix: