Topo

A regra é mistério: 7 segredos guardados do público em "A Regra do Jogo"

Do UOL, em São Paulo

30/10/2015 06h30

Com uma trama em que nada nem ninguém é o que parece, "A Regra do Jogo" começou cheia de mistérios. Um dos mais importantes deles, o passado de Zé Maria (Tony Ramos) e sua participação no massacre da Seropédica, já foi revelado (mesmo que ainda possa reservar alguma reviravolta). 

Mas há muitos segredos escondidos entre os personagens e até mesmo do público, principalmente no que se refere ao passado de cada um deles e à misteriosa facção que reúne os vilões da trama. Veja abaixo sete mistérios ainda não solucionados na novela da Globo:

  • Reprodução/Globo

    Quem é o Pai?

    A facção da qual fazem parte Romero (Alexandre Nero), Zé Maria e Orlando (Du Moscovis) é comandado por uma pessoa misteriosa chamada apenas de Pai. A identidade dele é desconhecida até pelos membros da facção, com exceção de Tio (Jackson Antunes) - mas o autor João Emanoel Carneiro prometeu que irá revelar o mistério bem antes do fim da novela.

  • Reprodução/Globo

    Quem matou Djanira?

    Djanira (Cássia Kiss) morreu em meio a um tiroteio entre a facção e a polícia na Boate da Macaca. Mas até agora não se sabe quem deu o tiro fatal. Zé Maria, Tio, Romero e Dante negam que tenham disparado contra a mãe de Toia, mas ninguém está livre da suspeita.

  • Reprodução/Regra do Jogo/Gshow

    O relacionamento de Romero e Djanira

    Djanira morreu, mas ainda pairam dúvidas sobre o relacionamento conturbado que ela tinha com o filho Romero. O ex-vereador ganhou até o nome de "capeta" no celular da mãe, mas ainda não foi esclarecido o que causou tanto ódio entre eles e o que levou Djanira a abandonar o filho quando ele era pequeno. Será que está relacionado ao pai de Romero, cuja identidade ainda é desconhecida?

  • Reprodução/Globo

    Qual é o grande plano da facção?

    Orlando já apareceu em cena dizendo que seu plano está correndo bem. E o próprio João Emanoel Carneiro revelou que os crimes da facção, que vão de roubos menores a sequestros e assassinatos, visam a um objetivo maior. Em algumas cenas, Tio já falou em "plano político", mas nunca deixou claro do que se trata exatamente

  • Divulgação

    O passado de personagens como Orlando e Atena

    Com a entrada de Lara (Carolina Dieckmann) na trama, foi revelado que Orlando morava em Minas Gerais, se chamava Bira e foi dado como morto. Mas o que aconteceu de lá para cá para que ele se tornasse um poderoso empresário e tivesse uma posição de destaque dentro da facção? A mesma coisa vale para Atena (Giovanna Antonelli). Sabe-se que o nome verdadeiro dela é Francineide, mas de onde ela veio e como ela começou a aplicar golpes ainda é um mistério.

  • Divulgação

    O enriquecimento de Adisabeda

    Adisabeba foi prostituta no passado, mas hoje é praticamente a dona do Morro da Macaca. Não só ela é proprietária da boate, de um restaurante e de um hostel, como também de várias casas, que ela aluga. E a empresária sempre tem dinheiro para emprestar para os amigos. Mas da onde vem tanta grana? Foi tudo fruto de investimentos que deram certo? Esse é um dos motivos pelo qual muitos espectadores têm especulado que ela seja o "Pai" - ou Mãe - da facção.

  • Ellen Soares/TV Globo

    O que aconteceu com Kiki?

    Deborah Evelyn ainda não entrou na trama, mas sua participação já está cercada de mistérios. Ela será Kiki, filha de Gibson (José de Abreu) e Nora (Renata Sorrah) que desapareceu e foi dada como morta, mas ressurge repentinamente. O que aconteceu com ela nesses anos todos em que ela ficou sumida? E o que significa a sua volta dela? É outra apontada como possível "Pai" da facção.