Topo

Além da câmera oculta, veja o que mais A Regra do Jogo pode copiar do BBB

Do mesmo autor de "Avenida Brasil", "A Regra do Jogo" pode aprender muito com o "BBB" - Montagem/UOL
Do mesmo autor de "Avenida Brasil", "A Regra do Jogo" pode aprender muito com o "BBB" Imagem: Montagem/UOL

Colaboração para o UOL

03/09/2015 07h00

"A Regra do Jogo" estreou há apenas três dias, mas já causa certa comoção em diversos círculos da sociedade brasileira. Claro que o fato de ser o novo trabalho do autor de "Avenida Brasil" é importante, assim como a frustração generalizada que instalou-se na nação após o fracasso de "Babilônia".

De qualquer forma, existe um outro elemento fascinando a opinião pública: Amora Mautner, a diretora da novela, está gravando os capítulos com câmeras escondidas, como se fosse o "BBB". Ela chegou a afirmar que fez um workshop com o famigerado Boninho, decano diretor do reality show global.

A iniciativa tem como objetivo tirar os atores da zona de conforto e surpreender o telespectador com algumas novidades. Além de servir como bom marketing para a novela, é claro.

Amora, filha do tropicalista Jorge Mautner, ganhou ampla visibilidade ao compor as já clássicas cenas no núcleo "sala de jantar da família do Tufão" em "Avenida Brasil, onde o improviso dos atores e as pedaladas psicológicas da diretora davam brilho especial ao texto de João Emanuel Carneiro.

Que outros meandros espetaculosos essa imersão ao mundo do "Big Brother Brasil" pode ensinar à direção nada defensiva de Amora Mautner em "A Regra do Jogo"?

  • Reprodução/Vírgula

    RETORNOS

    Alguns ex-BBBs já retornaram à casa mais vigiada do Brasil em mais de uma edição do programa. Marcelo Dourado chegou inclusive a ganhar o prêmio em sua segunda oportunidade, no "BBB10". Caso "A Regra do Jogo" sofra alguma resistência por parte da audiência, parece completamente legítimo trazer de volta alguns personagens de outras obras de João Emanuel Carneiro. Carminha, Foguinho, Flora, Tufão e Silveirinha são reforços de alto gabarito para qualquer elenco.

  • Reprodução/TV Globo

    JOGO DE AFINIDADE

    A convivência entre pessoas muito diferentes é uma realidade nas novelas assim como no "BBB". A questão é que o BBB consegue transformar isso em ponto central de seu apelo junto ao público. Nas novelas, as confusões nos bastidores acabam relegados ao jornalismo de celebridades. Como num típico 'castigo do Monstro' no BBB, Susana Vieira e Cássia Kiss trabalhariam algemadas uma na outra de vez em quando, só pra ver o que acontece.

  • Francisco Cepeda/AgNews

    BRONCA

    Um dos momentos mais festejados da história do "BBB" foi quando vazou o áudio de um esporro do Boninho pra cima de Ana Carolina e Vovó Naiá, estrelas da nona edição do programa. Seria de bom alvitre vazar eventualmente alguns áudios dos diretores da novela interagindo de maneira pouco lisongeira com atores pouco desleixados. Todo programa de TV hoje busca maneiras de "bombar" no YouTube e muitas vezes não é nem necessário inventar coisas novas - só mostrar as próprias entranhas já é o suficiente.

  • Reprodução/TV Globo

    PROVA DO LÍDER

    Quem vai ganhar a melhor cena do capítulo? A decisão sairia de uma prova física envolvendo algum patrocinador da novela.

  • Reprodução/TV Globo

    ELIMINAÇÕES

    O público muitas vezes acaba atrapalhando o bom entretenimento no "BBB", eliminando prematuramente personagens que poderiam render muito. Não costuma ser divertido ouvir o que a audiência tem a dizer. Mas acredito que seríamos um país melhor se tivéssemos tido a oportunidade de eliminar o núcleo Cadinho em Avenida Brasil. Voltamos a qualquer momento com outras investigações fundamentais para os rumos da república. *Chico Barney é entusiasta e divulgador da cultura muito popular