Topo

Da TV ao Planalto? Lembre os apresentadores que já flertaram com a política

Do UOL, em São Paulo

03/04/2017 13h10

As subcelebridades chamaram a atenção nas eleições municipais do Brasil em 2016. Mas são os todo-poderosos apresentadores de TV que prometem rechear a disputa em 2018: Luciano Huck, Roberto Justus e Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV! e marido de Luciana Gimenez, já manifestaram a intenção de investir na política.

Será que a vitória de João Doria à Prefeitura de São Paulo influenciou os colegas de profissão? Veja abaixo o que os apresentadores já falaram sobre suas intenções de disputar as urnas:

  • Marcello Roichman/Globo/Divulgação

    Luciano Huck

    Próximo ao tucano Aécio Neves, o apresentador do "Caldeirão do Huck" disse em entrevista à "Folha" que está na hora de sua geração tomar os espaços de poder. "Cara, o Brasil precisa de renovação e tem uma classe política completamente desmoralizada, sem nenhum apelo popular, atração, charme. Se vou ser eu, não faço a menor ideia. Quero poder ajudar a identificar lideranças", afirmou. Ele desconversou sobre a possibilidade de se candidatar a um cargo público em 2018, mas não descartou: "Esta é sempre a pergunta pegadinha. Não dá para responder na atual conjuntura. Se me perguntarem se vou concorrer a algum cargo eletivo, eu não sei responder. E qualquer tipo de resposta é especulação, fofoca".

  • Edu Moraes/Record

    Roberto Justus

    A trajetória de Doria e Donald Trump, que saiu do reality "O Aprendiz" para a presidência dos Estados Unidos, parece ter causado uma boa impressão em Justus, que apresentou a versão nacional do programa. Em novembro de 2016, o apresentador e empresário disse que estava aberto à possibilidade: "Quem sabe, não é? Se eu me candidatar...", comentou, sorrindo. "Eu nunca tinha pensado, mas agora eu comecei a pensar na possibilidade, mas não é nada ainda definido".

  • Marcos Ribas/Brazil News

    Marcelo de Carvalho

    Em entrevista à revista "VIP" de abril, o empresário e apresentador disse que pensa na possibilidade de disputar as eleições. "Não tô lançando candidatura, mas o bichinho pica forte. Quem sabe [se será em 2018]? Quem sabe governador?", declarou.

  • Jales Valquer/Fotoarena/Estadão Conteúdo

    João Doria

    Ele é hoje o apresentador mais bem-sucedido na política brasileira. Doria, que comandou uma temporada do "Aprendiz" e apresentava o programa de entrevistas "Face a Face", conseguiu se eleger prefeito de São Paulo em 2016 e já é cotado, dentro do PSDB, para se candidatar a governador ou presidente em 2018.

  • Sergio Lima/Folhapress

    Silvio Santos

    Sim, Silvio já se candidatou à presidência! O ano era 1989, e o dono do SBT chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto, mesmo sem ser candidato -- o que ele só se tornou a poucos dias antes do pleito, quando assumiu o lugar de Armando Côrrea no PMB. Como seu nome não estava nas cédulas, ele teve de aparecer em propagandas explicando que o nome de Côrrea, na verdade, representava o seu.

    A candidatura, porém, não durou muito: O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o registro do PMB, anulando assim o nome de Silvio Santos como presidenciável. A eleição acabou vencida por Fernando Collor de Mello.