Topo

Globo não é mais a mesma: dez momentos em que a emissora citou concorrentes

Do UOL, em São Paulo

20/10/2015 07h00

Sabe aquela Globo que ignorava a concorrência? Virou passado. A emissora deixou para trás a regra de não falar de outras emissoras. Prova disso aconteceu no último domingo (18), quando o humorista Wellington Muniz (Ceará) apareceu no "Tomara que Caia" fantasiado de Silvio Santos e imitando o dono do SBT. Na segunda (19), o "Vídeo Show" homenageou Silvio e repercutiu a imitação como "momento único na TV brasileira".

Silvio Santos não foi o único concorrente a ser citado pela Globo. Luciana Gimenez e Sonia Abrão, da RedeTV!, "CQC", da Band, e a novela "Pantanal", da extinta Manchete, já foram lembrados em programas da emissora. O palhaço Bozo e a série mexicana "Chaves", marcas do SBT, também apareceram na Globo.

Além de Silvio Santos, relembre outras menções da Globo à concorrência.

Dez momentos em que a Globo citou concorrentes

  • Reprodução/TV Globo

    Silvio Santos no "Tomara que Caia"

    Quem assistiu à Globo nao fim da noite de domingo (18), tomou um susto ao ver "Silvio Santos" no "Tomara que Caia". Com direito a "Silvio Santos vem aí", o humorista Wellington Muniz (Ceará) apareceu no programa fantasiado como o dono do SBT. No programa, ele conversou com o auditório, lembrou o "Show de Calouros" e brincou de "Qual é a Música?" com o elenco. No mesmo horário, Silvio Santos (o verdadeiro) estava no ar no SBT.

  • Reprodução/TV Globo

    Silvio Santos no "Vídeo Show"

    O programa sobre os bastidores da Globo é campeão em citar outras emissoras. Na segunda-feira (19) dia seguinte ao "Tomara que Caia", Monica Iozzi e Otaviano Costa abriram o programa imitando Silvio Santos e o "Show de Calouros", repercutiu a participação de Ceará no humorístico e homenageou o dono do SBT. "Queria dedicar esse programa ao maior comunicador de todos os tempos, nosso Silvio Santos", disse Otaviano.

  • Reprodução/TV Globo

    "Chaves" em "I Love Paraisópolis"

    Até as novelas da Globo citam a concorrência. No capítulo de "I Love Paraisópolis" exibido em 14 de agosto, Margot (Maria Casadevall) ofereceu um café a Grego (Caio Castro), porém os dois repetiram os bordões de Professor Girafales e Dona Florinda, personagens da série mexicana "Chaves", no ar há 31 anos pelo SBT. "Não quer entrar para tomar uma xícara de café?" perguntou Margot, imitando Florinda. "Não será muito incômodo?", disse Grego, como Girafales. Em seguida, os dois caíram na gargalhada.

  • Reprodução/TV Globo

    "Pantanal" em "Estrelas"

    Em julho, Angélica entrevistou Cristiana Oliveira no Pantanal sul-matogrossense para falar da novela "Pantanal", da extinta Manchete, que chegou a desbancar a Globo na liderança da audiência, em 1990. A atriz, que interpretou Juma Marruá na trama de Benedito Ruy Barbosa, confessou estar arrepiada por voltar à região 25 anos após a novela.

  • Divulgação/SBT

    Bozo no "Vídeo Show"

    Em mais uma citação à concorrência, Otaviano Costa cantarolou no "Vídeo Show" de 15 de junho a música do palhaço Bozo, que marcou a década de 1980 no SBT. "E aí, criançada, o Bozo chegou, trazendo alegria para vocês e o vovô", cantou o apresentador. Monica Iozzi repreendeu o colega citando a emissora concorrente: "Não pode falar Bozo, que é do SBT".

  • Reprodução/TV Globo

    Silvio Santos no "Tá no Ar"

    "Silvio Santos" apareceu na Globo bem antes de Ceará no "Tomara que Caia". Em abril de 2014, Marcelo Adnet apareceu durante alguns segundos fantasiado como o dono do SBT no "Tá no Ar". Além disso, o humorista imitou a voz de Silvio em uma paródia dos canais musicais de uma operadora de TV paga.

  • Manuela Scarpa/Photo Rio News

    Luciana Gimenez no "Vídeo Show"

    Em 1º de outubro, Monica Iozzi citou, em tom de ironia, Luciana Gimenez como um dos grandes nomes do talk show brasileiro. Durante o Meus Prêmios Nick, na última quinta-feira (15), a apresentadora do "Superpop" e do "Luciana By Night" comentou a provocação de Iozzi e convidou a global para ir à RedeTV!: "Acho que ironia faz parte do humor. Ela é uma fofa, super talentosa, quero recebê-la no meu programa um dia".

  • Marcos Ribas/Photo Rio News

    Sonia Abrão no "Vídeo Show"

    Monica Iozzi provocou Sonia Abrão em 21 de setembro, quando tentou colocar ordem em Otaviano Costa e Marcelo Serrado (como Crô) no "Vídeo Show". "Para com isso. Isso aqui não é Sonia Abrão, não, isso aqui é um programa sério", disse. A apresentadora deu risada da citação em seu programa na RedeTV!: "Foi só uma brncadeira, de verdade, uma piadinha. Não teve nada".

  • Divulgação/TV Bandeirantes

    "CQC" no "Vídeo Show"

    No "Vídeo Show" de 25 de agosto, Monica Iozzi citou, sem querer, o "CQC", programa do qual foi repórter durante quatro anos. Ao comentar o excesso de aparições de Rafael Cardoso, protagonista de "Além do Tempo", no "Vídeo Show", Iozzi cometeu o ato falho: "Rafael Cardoso é o novo Rainer Cadete do CQC". Otaviano Costa ficou surpreso e deu risada da colega, que se desesperou: "Eu falei CQC? Vai para o Top Five", mencionando o quadro do humorístico da Band com erros e gafes da TV.

  • Reprodução/TV Globo

    Gil Gomes no "Vídeo Show"

    Otaviano Costa homenageou, em 17 de julho, o ex-repórter policial Gil Gomes, que se consagrou no extinto "Aqui Agora", do SBT. O apresentador do "Vídeo Show", imitou a voz rouca e o gesto com a mão, características marcantes de Gil Gomes, e narrou uma notícia em tom de suspense. "Eu lembrei do Gil Gomes, um dos maiores repórteres policiais da televisão brasileira", disse Otaviano. "A gente tem muita audiência de adolescentes e eles não fazem ideia de quem você está imitando", interveio Monica Iozzi. "Não importa", devolveu o apresentador.