Topo

#TeamDayse: 5 momentos em que elas desafiaram o machismo no "MasterChef"

Dayse vence prova de eliminação do "MasterChef Profissionais" - Carlos Reinis/Band
Dayse vence prova de eliminação do "MasterChef Profissionais" Imagem: Carlos Reinis/Band

Do UOL, em São Paulo

12/12/2016 07h00

Finalista do "MasterChef Profissionais", Dayse Paparoto virou queridinha do público na internet pela habilidade na cozinha e por ter enfrentado concorrentes que a subestimaram durante toda a competição. Nas redes sociais, a chef tornou-se símbolo da luta contra o machismo no reality show, que termina nesta terça (13).

Esta edição do "MasterChef" acirrou a disputa entre homens e mulheres por direitos iguais na cozinha. Dayse foi considerada "menos temida" por Marcelo, que queria enfrentar um homem na final e terá que derrotar a rival para ser o campeão do reality.

Ivo, que já trabalhou com Dayse, disse que ela não era competidora à altura dele, porém foi eliminado a duas semanas do fim. Além dela, Fádia, Izadora e Priscylla sofreram com a irritação e o desprezo dos homens durante as provas do "MasterChef".

  • Dayse vence Marcelo

    Rival de Dayse na final do "MasterChef", Marcelo quis eliminá-la antes, na prova que misturava carnes e frutos do mar. O competidor escolheu a fraldinha para a concorrente com a intenção de prejudicá-la, porém ela deu a volta por cima e foi eleita vencedora daquela etapa. Marcelo ainda provou o prato a pedido do júri e elogiou a contragosto

  • "Pegue a vassoura e varre o chão"

    Durante uma prova em trio, Ivo e Dário não deram ouvidos às sugestões de Dayse, que ficou subutilizada na cozinha. Revoltada, ela reclamou que não estava fazendo nada, e Ivo disparou: "Então pegue a vassoura e varre o chão". Na sequência, Ivo disse em depoimento que trabalhar com mulheres é mais delicado porque elas "são mais frágeis"

  • Desabafo de Fádia

    Eliminada após errar o preparo de suflê, Fádia desabafou para Ana Paula Padrão contra o machismo no "MasterChef" e nas cozinhas em geral: "Tem os machistas da vida na cozinha, não aceitam nossa presença dentro uma cozinha mais corrida, mais puxada. Por quê? Sou mulher, mas tenho competência suficiente para ficar no lugar de qualquer um, sendo homem ou mulher".

  • Priscylla: "Somos desprezadas"

    Priscylla foi duramente repreendida por Ivo porque discordou da finalização de um prato com sal. Em depoimento no programa, ela desabafou sobre o machismo na cozinha: "Nós, mulheres, somos ainda menosprezadas na cozinha de alguma maneira, como fracas ou emocionalmente mais sensíveis, mas isso não é verdade. Tive a honra de trabalhar com grandes chefs como Alex Atala, e em qualquer cozinha que eu esteja sempre vou me impor e mostrar meu trabalho, sempre respeitando a hierarquia"

  • Izadora se sente desrespeitada por Ivo

    Também em uma prova em grupo, Izadora se descontrolou ao receber ordens de Ivo, que não era o capitão da equipe, e começou a chorar. "Eu me sinto completamente desrespeitada. Isso me deixa com muita raiva. Cantar de galo nessa hora para cima dos outros eu acho a pior postura da vida", desabafou a competidora, que recebeu a ajuda de Paola Carosella