Topo

Veja programas que valem a pena ver na TV paga em 2016

Do UOL, em São Paulo

19/01/2016 08h00

Ao contrário do que muita gente afirma, existem ótimos programas na TV paga. Seriados, reality shows sitcons e comédias. A coluna decidiu fazer uma lista de 10 atrações que realmente valem a pena ver este ano.

Na lista, há estreias e novas temporadas de programas. Veja o  "top ten":

  • Reprodução/Facebook

    3ª temporada de "Irmãos à Obra" (Discovery Home & Health)

    Os irmãos Drew e Johnattan Scott compram, vendem e reformam casas para casais e famílias "gente como a gente". O reality é um dos mais bacanas, porque muitos casais são extremamente chatos, exigentes e alguns até viajam na maionese e irritam profundamente os irmãos. Drew é um talentoso corretor que faz verdadeiros milagres para encontrar uma casa ideal. Só que essa casa muitas vezes está caindo aos pedaços, e então entra em cena Johnathan, uma mistura de pedreiro, arquiteto e gênio da construção.

  • Divulgação

    12ª temporada de "Joias sobre Rodas" (Discovery Turbo)

    É um dos programas mais antigos da TV paga ainda no ar. Ele acompanha dois sócios britânicos: Mike Brewer é o caçador de pechinchas sobre rodas, mas para não gastar muito às vezes compra carros com defeitos (como uma Lamborghini). É aí que entra em ação o sensacional Edd China, um mecânico tão carismático e didático que até quem não gosta de carros não consegue desgrudar. Edd é simplesmente um gênio da mecânica, respeitado em todo o mundo.

  • Divulgação

    1ª Temporada de "Repense sua Rotina" (NatGeo)

    Esse é um programa que desmente quem acha que a TV por assinatura só tem porcaria. É uma verdadeira prestação de serviço. Dá dicas valiosíssimas de como podemos melhorar nossa qualidade de vida e nossa saúde, às vezes só fazendo pequenas alterações no ambiente. Por exemplo: você quer emagrecer? Sabia que se você comer todas as refeições em um prato vermelho irá comer menos? Você trabalha com atendimento ao público e enfrenta a ira do próximo? Sabia que se pintar a recepção da sua empresa de cor de rosa as pessoas ficarão mais calmas? E por aí vai. Um dos programas mais interessantes da TV paga.

  • Reprodução

    16ª Temporada de "Trato Feito" (The History Channel)

    Pena que a preguiçosa (e "estupidilionária") família Harrisson decidiu fazer outros programas, como "A Competição", e meio que tirou o pé do acelerador de "Trato Feito". O reality que se passa em uma loja de penhores este ano está exibindo apenas uma compilação dos melhores momentos do programa mais assistido da história do The History Channel. Mas é bacana saber que fim levaram várias peças compradas pela loja nos últimos anos. O programa virou febre: a loja virou tema até de um episódio de "iCarly" e é constantemente citada como "viciante" por famosos do mundo todo, como LeoDi Caprio e Steve Carrell (que aparece um dia na loja).

  • Divulgação

    1ª Temporada de "Calculadora Humana" (canal H2)

    Scott Flansburg é uma calculadora humana, nasceu com uma capacidade tão inacreditável que ele pode ser chamado de super-humano. Mas Scott não passa o tempo todo se exibindo para os mortais: nada disso. Ele dá conselhos valiosos para viciados em cassinos, por exemplo, ou formas de economizar dinheiro com algumas mudanças de hábito. Você sabia que nunca se deve apostar no chamado "field" da roleta, apesar dele conter vários números, e não apenas um que você apostaria se colocasse suas fichas apenas no vermelho ou no preto? Pois é.... Scott sabe das coisas e dá seu show no canal H2, o irmão mais sabido do The History Channel.

  • Reprodução

    3ª Temporada do "Anota Aí" (Multishow)

    Ok, existem 1.468 programas de turismo na TV paga. Por que diabos o "Anota Aí", do Multishow, consta nesta lista? Resposta: porque ele tem Titi Muller, a apresentadora mais engraçada, carismática (e lindinha) da TV paga brasileira. Exagero? Então assistam. Enquanto outros programas do gênero (inclusive no próprio Multishow) ficam naquela lenga-lenga de apresentadores metidos a "cool", "olha esta lojinha de crochê no Soho que é o máximo", "agora vou levar vocês a uma Londres como você nunca viu" (uaaaaaah! que sono!), Titi dá um banho de conhecimento, cultura, tem sugestões bacanas e é tão espirituosa que é um evento à parte. E tem um humor e senso de improviso de primeiro nível. Ah, e repito: é uma lindinha!

  • Divulgação

    2ª Temporada de "Liv & Maddie" (Disney Channel)

    A premissa é fofa: são duas gêmeas idênticas (Dove Cameron) do bucólico Estado de Wiscosin, só que uma já foi estrela de TV, vaidosa, frívola, que fez um seriado infantil de sucesso em Hollywood desde os dez anos de idade; a outra é uma nerd que adora jogar --e assistir-- basquete. E ainda elas têm dois irmãos --um gênio tímido e um caçula dos infernos. Some-se a isso uma mãe maluca e um pai trapalhão. Eis a fórmula de um dos melhores e mais divertidos seriados infanto-juvenis dos últimos anos. Adultos também deveriam assistir.

  • Reprodução

    1ª Temporada de "Amigas a Qualquer Hora" (Disney Channel)

    Estreou poucas semanas atrás no Brasil. São duas super amigas, Cyd e Shelby, que sempre que se abraçam ou dão as mãos têm a capacidade de voltar no tempo. Quase sempre elas usam esse poder para tentar consertar besteiras ou ajudar os amigos. Só que as duas são completamente abiloladas e nunca as coisas saem do jeito certo. Durante o seriado, despretensiosamente, personagens como Barry (um garoto prodígio) abordam temas como a singularidade, a física quântica e, claro, a viagem no tempo. Uma fofura para se divertir diante da TV.

  • Reprodução

    20ª Temporada de "South Park" (Comedy Central)

    Pena que teremos de esperar até setembro para festejar os 20 anos do desenho mais legal de todos os tempos. Não concorda? Bom, lamento, mas a lista é minha e eu amo o Eric Theodore Cartman. E antes que alguém aí na frente da tela levante a mão, eu já respondo: Pelo amoooor de Deus, mas é óbvio que "South Park" é um trilhão de vezes mais engraçado e inteligente que aquela chatice de galochas chamada "Os Simpsons". Não concorda? Bom, lamento, mas?

  • Reprodução

    4ª temporada de "O Último Policial" (+ Globosat)

    Nem "CSI", nem "Bones", nem "Law & Order" e tampouco "Criminal Minds". O seriado policial mais legal "ever" é feito na Alemanha e se chama "O Último Policial". No Brasil, é exibido pelo canal +Globosat. Conta a história do policial Mike Brisgau, que tomou um tiro no começo da carreira na cidade de Essen, passou 20 anos em coma, e quando volta à vida tem de se adaptar à nova realidade. Ele perdeu a mulher para um colega, tem de aprender a usar a internet, odeia o celular e acaba de fazer duas descobertas terríveis: não se pode mais fumar em repartição pública na Alemanha e tampouco dar tapinha na bunda das colegas de delegacia, porque agora assédio dá cadeia. O seriado é simplesmente genial por vários motivos: sem mostrar sangue conta casos muito intrincados e inteligentes, os desfechos são às vezes surpreendentes; tem muito humor, um elenco de tirar o chapéu --a começar pelo fanfarrão Mike (Henning Baum, que também é produtor da série)-- e tem de longe a melhor trilha sonora de qualquer programa que você já viu até hoje. A cada episódio é um desfile do que a música mundial tem de melhor: Bowie, Purple, Prince, Abba, Michael Jackson, Lou Reed, Madonna, Billy Idol, Iggy Pop, AC/ DC, Queen, Stones, Mettalica... Tudo bem, são só alguns compassos sempre, mas você simplesmente nunca sabe que clássico poderá ouvir na próxima cena. Por tudo isso, "O Último Policial" merece o topo do nosso ranking em 2016. Agora, só falta mesmo o senhor +Globosat deixar de ser bagunçado e parar com essa mania de passar o seriado só quando lhe dá na telha (isso vale para dia e horário). É um desrespeito com o telespectador e até com o seriado.