Topo

"Avenida Brasil", "Salve Jorge" e outras grandes viradas do capítulo 100

Do UOL, em São Paulo

28/07/2017 04h00

Nos últimos anos, o capítulo 100 se consolidou como a principal virada dramatúrgica das novelas das 21h, com a descoberta de segredos, a revelação de identidades ocultas e o confronto entre inimigos.

Na quinta-feira (27), foi a vez de "A Força do Querer" chegar ao 100º capítulo com momentos importantes para seus protagonistas - Ivana (Carol Duarte), por exemplo, finalmente se deu conta de que é transgênero, Eugênio (Dan Stulbach) assumiu Irene (Débora Falabella) e Rubinho (Emilio Dantas) se encaminha para uma nova e mais duradoura fuga.

E, antes do folhetim de Glória Perez, outras novelas tiveram novidades no centésimo capítulo. Confira:

  • João Miguel Júnior/Globo/Divulgação

    "Avenida Brasil"

    Foi no centésimo capítulo da novela de João Emanuel Carneiro que Carminha (Adriana Esteves) descobriu que Rita (Débora Falabella) na verdade era Nina, a garotinha que havia abandonado no lixão anos atrás. Paralelamente, a mocinha ainda conseguiu provas do caso da vilã com Max (Marcello Novaes). O capítulo marcou a grande virada da trama, que a partir dali ofereceu vários confrontos diretos entre Carminha e Nina -- incluindo a já clássica cena do "me serve, vadia".

  •  Alex Carvalho/Globo/Divulgação

    "Insensato Coração"

    Um momento esperadíssimo na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares: Norma (Glória Pires) finalmente encontrou Léo (Gabriel Braga Nunes), que foi responsável por ela passar cinco anos na prisão, condenada injustamente por roubo. A partir daí, os dois se envolveram em um jogo de gato e rato, que acabou com ambos mortos.

  • Paulo Belote/Divulgação/TV Globo

    "A Regra do Jogo"

    O capítulo, que foi ao ar na véspera de Natal de 2015, foi marcado pela confronto entre Romero (Alexandre Nero), e Gibson (José de Abreu), o Pai da facção que movimentava a trama de João Emanuel Carneiro. O político descobriu a verdadeira identidade do criminoso e exigiu a libertação de Tóia (Vanessa Giácomo), que havia sido sequestrada. Ele conseguiu o que queria, mas depois teve de lidar com mais conflitos com a organização criminosa.

  • Divulgação/TV Globo

    "Salve Jorge"

    Ainda presa e forçada a trabalhar em uma boate na Turquia, Morena (Nanda Costa) descobriu que estava grávida de Théo (Rodrigo Lombardi) e acabou ameaçada por Wanda (Totia Meirelles). A revelação impulsionou a mocinha a fugir do cativeiro e trabalhar para derrubar a quadrilha comandada por Lívia (Cláudia Raia).

  • Caiuá Franco/TV Globo

    "Velho Chico"

    A novela de Benedito Ruy Barbosa guardou para o centésimo capítulo o maior confronto entre Afrânio (Antonio Fagundes) e Miguel (Gabriel Leone), que havia descoberto que, na verdade, era filho de Santo (Domingos Montagner). O desprezo do neto, a quem tanto amava, só aumentou a fúria do Saruê contra seu rival e foi o combustível de muitos conflitos da trama.