Topo

Comediantes prestam homenagem à França na TV americana

Jimmy Fallon e Stephen Colbert homenagearam as vítimas dos atentados de Paris em seus programas - Kevin Winter/AFP
Jimmy Fallon e Stephen Colbert homenagearam as vítimas dos atentados de Paris em seus programas Imagem: Kevin Winter/AFP

18/11/2015 13h20

Humoristas da televisão americana multiplicaram as homenagens à França depois dos ataques da semana passada em Paris, com elogios à resposta de seus cidadãos e às demonstrações de solidariedade ao redor do mundo.

Os apresentadores de talk-shows encontraram maneiras pessoais para homenagear as vítimas e olhar para o futuro.

"O que aconteceu na sexta-feira à noite no mudou", disse Jimmy Fallon na segunda-feira (16) durante o "Tonight Show", do canal NBC.

"Somos pessoas diferentes do que éramos às 16h [horário local] de sexta-feira. Aqueles tiros e bombas que pretendiam nos destruir e destruir a humanidade tiveram o efeito contrário", afirmou.

"Ao contrário, estes eventos nos uniram ainda mais. E o núcleo de toda esta destruição se transformou em amor ao redor do mundo. Estamos mais unidos agora do que jamais estivemos. Eu posso sentir", completou.

Trevor Noah, o sul-africano que substituiu em setembro Jon Stewart como apresentador do programa "The Daily Show", também comentou os ataques que deixaram 129 mortos em Paris.

Ao comentar a reação dos parisienses aos ataques, ele afirmou: "O que mais me impressionou disto tudo foi a hashtag espontânea 'portesouvertes'" (portas abertas).

"Trending topic" no Twitter pouco depois dos atentados, a hashtag informava sobre pessoas dispostas a abrigar aqueles que não tinham condições de retornar para suas casas depois que o governo decretou estado de emergência.

"Quero dizer, na noite mais assustadora da vida destas pessoas, elas abrem suas casas para estranhos, para que entrem e encontrem refúgio. Isto me pareceu impressionante", disse Noah.

Outros apresentadores, como John Oliver (HBO) e Stephen Colbert (CBS), também prestaram tributo aos franceses.

As reações à tragédia dos comediantes representa uma mudança, já que a França costuma ser um alvo preferencial dos humoristas e apresentadores americanos, com piadas repletas de estereótipos, como os franceses e suas baguetes, boinas e as "french fries" (batatas fritas).