Topo

Apresentador de TV anuncia ao vivo que é HIV positivo

O apresentador Pavel Lobkov revelou que é portador do vírus da Aids desde 2003 - Reprodução
O apresentador Pavel Lobkov revelou que é portador do vírus da Aids desde 2003 Imagem: Reprodução

02/12/2015 13h48

Um famoso apresentador russo anunciou ao vivo na televisão que é HIV positivo, uma atitude que pretende mudar a mentalidade na Rússia, onde a Aids continua sendo um tema tabu e os registros de contágios só aumenta.

Pavel Lobkov, de 48 anos, revelou no canal de televisão independente Dojd que é portador do vírus desde 2003. "Hoje inicio um grande desafio com esta revelação", confessou aos telespectadores na terça-feira (1), Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

O apresentador, conhecido pela franqueza, contou que um médico lhe deu anotícia ao mostrar um prontuário com o termo "HIV+" em vermelho e informar que ele não poderia fazer tratamento em sua clínica porque era soropositivo.

"Na consulta com o médico havia uma janela aberta muito alta", disse Lobkov, que admitiu que pensou em cometer suicídio. Com o anúncio, Pavel Lobkov provocou uma forte comoção nas redes sociais, mas também recebeu ofensas e ameaças, a maioria de caráter homofóbico.

Mais de 930 mil pessoas são portadoras atualmente do vírus da Aids na Rússia, quase duas vezes mais que em 2010, quando o país registrava 500 mil casos, de acordo com estatísticas oficiais, que para vários especialistas subestimam a realidade.

A barreira simbólica de um milhão de soropositivos pode ser superada no início de 2016, segundo Centro Federal russo de luta contra a aids.

No imaginário coletivo russo, o vírus da aids ainda é associado às relações homossexuais e adúlteras, consequência da forte influência da Igreja ortodoxa, que é contrária ao uso de preservativos.