Topo

Novo livro revela detalhes do afastamento de Harry e Meghan da realeza britânica

Príncipe Harry e a mulher, Meghan - Hannah Mckay
Príncipe Harry e a mulher, Meghan Imagem: Hannah Mckay

Em Londres

25/07/2020 17h07

"Finding freedom" (Encontrando a liberdade) é o título de um livro que será publicado em agosto e revela em detalhes o afastamento do príncipe Harry e de sua esposa Meghan da família real britânica, suas angústias e a pressão que sofreram.

Segundo trechos publicados pelo jornal Times, Harry, sexto na linha de sucessão à coroa britânica, e Meghan expressaram por meio de seu porta-voz que eles não têm nenhuma relação com a publicação deste livro, que traça um retrato bastante positivo do casal e que chegará às livrarias em 11 de agosto.

No livro escrito pelos jornalistas Omid Scobie e Carolyn Durand é revelado que a decisão de afastar-se da família real partiu de Harry, 35 anos, quando vários jornais começaram a perseguir a atriz, de 38 anos.

Os autores esperam que sua obra possa "retificar" a versão que foi dada a este acontecimento e insistem no "esgotamento emocional" sofrido pelo casal, que se sentia sozinho e pressionado dentro do palácio.

"Eles podiam contar apenas com algumas pessoas no palácio. Sabiam que fora deste núcleo restrito nenhuma informação estava segura", disseram os autores, afirmando que houve vários vazamentos por parte da equipe que estava a seu serviço. Os amigos do duque e da duquesa de Sussex, que serviram como fonte para os autores do livri, não hesitam em descrever esses funcionários como "víboras".

Em seu livro, Scobie e Durand afirmam que Harry teria enviado um e-mail para a rainha Elizabeth II e a seu pai, o príncipe Charles, revelando seu desejo de se afastar das obrigações reais e passar mais tempo no exterior. "Temendo algum vazamento", não entrou em detalhes e disse que desejava falar com eles pessoalmente.

"Apesar de várias tentativas" de organizar um encontro com a rainha no início de janeiro, a reunião não pôde ser realizada, o que levou ao anúncio surpreendente de 8 de janeiro, que foi amplamente criticado pela imprensa britânica, principalmente porque o casal não havia notificado previamente a Rainha.