Topo

Príncipe Harry cobra distribuição de vacinas da covid para todos países e é ovacionado

Príncipe Harry defendeu distribuição de vacinas para países mais pobres  - Reprodução/YouTube
Príncipe Harry defendeu distribuição de vacinas para países mais pobres Imagem: Reprodução/YouTube

Da AFP, nos Estados Unidos

03/05/2021 08h39

O príncipe Harry se juntou à estrelas do pop, incluindo Jennifer López, em um show em Los Angeles, nos Estados Unidos, ontem, para promover uma vacinação global mais rápida e justa contra a covid-19.

"Vax Live: The Concert to Reunite The World" ("O Concerto para Reunir o Mundo") contou com mensagens de vídeo do papa Francisco, do presidente americano, Joe Biden, e com aparições, in loco, de estrelas de Hollywood como Ben Affleck e Sean Penn.

"Esta noite, nos solidarizamos com as milhões de famílias em toda Índia que estão lutando contra uma segunda onda devastadora", disse o príncipe Harry, que foi recebido com uma grande ovação.

O vírus não respeita fronteiras, e o acesso à vacina não pode ser determinado pela geografia.

Devemos olhar além de nós mesmos com empatia e compaixão por aqueles que conhecemos e por aqueles que não conhecemos. Precisamos erguer toda a humanidade e garantir que nenhuma pessoa ou comunidade seja deixada para trás. Estamos nos unindo porque esta pandemia não pode terminar a menos que ajamos coletivamente com um compromisso sem precedentes com nossa humanidade compartilhada. A vacina deve ser distribuída a todos em todos os lugares.

Foi a sua primeira aparição em um grande evento público na Califórnia desde que se mudou para os Estados Unidos com sua mulher, Meghan Markle, no ano passado. Ela não compareceu ao evento.

O show foi gravado ontem diante de milhares de espectadores vacinados em um grande estádio da Califórnia e vai ao ar na televisão e no YouTube em 8 de maio.

Organizado pela Global Citizen, uma organização internacional de direitos humanos, o evento tem como objetivo combater a desinformação sobre as vacinas, ao mesmo tempo em que convida líderes mundiais e empresas a agirem e a fazerem doações.

Milhares de espectadores se reuniram pela primeira vez no gigantesco estádio SoFi em Los Angeles. Em sua maioria, o público era composto de profissionais de saúde da linha de frente, muitos deles de uniforme.

Artistas cobram

Selena Gómez foi a anfitriã do evento e pediu que "doses e dólares" sejam destinados aos países mais pobres do mundo. Foo Fighters também se apresentou, acompanhado por Brian Johnson do AC/DC.

J-Lo contou aos fãs que foi obrigada a passar o Natal sem sua mãe pela primeira vez, devido à pandemia. Em seguida, a matriarca dos López apareceu no palco para cantar "Sweet Caroline".

Biden e o Papa

Em mensagens pré-gravadas, o presidente Biden disse que está "trabalhando com líderes de todo mundo para compartilhar mais vacinas e impulsionar a produção".

Já o papa Francisco lançou um apelo: "Peço que não se esqueçam dos mais vulneráveis".

O show será transmitido no YouTube e nas redes de televisão norte-americanas ABC e CBS em 8 de maio, a partir das 20h (21h em Brasília). Também será transmitido pelas emissoras Globo, aqui no Brasil, Caracol (Colômbia), SABC (África do Sul) e MultiChoice (África).