Topo

Após escândalo por entrevista da Lady Di, governo quer reformar BBC

Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa "Panorama" - Getty Images
Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa "Panorama" Imagem: Getty Images

De Londres

21/05/2021 09h19

O governo britânico anunciou hoje que examinará a pertinência de reformar a governança da BBC, após a publicação de um relatório sobre os métodos antiéticos adotados por um de seus jornalistas para conseguir uma polêmica entrevista com a princesa Diana, em 1995.

No relatório, divulgado ontem, o ex-juiz da Suprema Corte John Dyson critica o jornalista Martin Bashir por usar documentos falsos para convencer Lady Di a lhe conceder a entrevista. Também critica a direção da emissora pública britânica por sua gestão do caso.

Vista por 23 milhões de telespectadores em 1995, a entrevista foi uma bomba.

Nela, a princesa afirmou que havia "três pessoas" em seu casamento — referindo-se à relação extraconjugal de Charles com Camilla Parker Bowles, hoje sua esposa — e admitia que ela também tinha um caso.

"Este informe é claramente condenatório", disse o ministro da Justiça, Robert Buckland, ao canal Sky News, destacando que o documento aponta não apenas o jornalista, mas também a direção e "as decisões que foram tomadas à época".

Princesa Diana com os filhos, Harry e William - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Princesa Diana com os filhos, Harry e William
Imagem: Reprodução/Instagram

"Isso exigirá um exame detalhado, e é isso que o governo fará com calma para ver o que precisa ser feito para melhorar a governança na BBC", acrescentou.

A publicação do relatório de Dyson provocou uma forte condenação da BBC por parte dos filhos de Diana, que morreu em um acidente de carro em 1997, em Paris, perseguida pelos paparazzi.

"É infinitamente triste saber até que ponto as falhas da BBC alimentaram os medos, a paranoia e a solidão dos últimos anos que passei com ela", reagiu seu filho mais velho, príncipe William, de 38 anos, o segundo na linha sucessória ao trono britânico.

Seu irmão mais novo, Harry, de 36, relacionou a morte de sua mãe "ao efeito dessa cultura de exploração e de práticas pouco éticas".

A polícia de Londres, que em março decidiu não abrir uma investigação sobre o assunto, disse hoje que estudará "qualquer nova prova significativa que surja" após o informe.