Topo

Governador da Califórnia concede indulto ao ator Robert Downey Jr.

Robert Downey Jr. em cena de "Homem de Ferro" - Reprodução
Robert Downey Jr. em cena de "Homem de Ferro" Imagem: Reprodução

Washington

24/12/2015 21h50

O governador da Califórnia, Jerry Brown, perdoou nesta quinta-feira o ator Robert Downey Jr. por um crime de posse de drogas cometido em 1996, pelo qual o "Homem de Ferro" passou mais de um ano na prisão.

Brown incluiu Downey Jr. em uma lista em que concedeu indultos a 91 pessoas na véspera do Natal. Todos já cumpriram suas penas de prisão e passaram pelo menos uma década sem cometer novos delitos.

"Pelas leis deste estado é correto que, como governador da Califórnia, considere que, pelo fim de sua pena e boa conduta na comunidade de sua residência desde a libertação, Robert John Downey Jr. pagou sua dívida com sociedade e ganhou um perdão completo e incondicional", indica Brown no texto publicado em seu site.

Downey Jr. lutou contra o vício na segunda metade dos anos 90, mas, segundo os relatórios, se manteve limpo desde então.

O perdão não elimina os registros criminais do ator, mas devolve o direito ao voto e representa uma proclamação pública de que a pessoa não cometeu outros delitos e teve "comportamento exemplar".

Recuperado da dependência das drogas, o ator protagonizou uma das histórias mais icônicas de reabilitação de Hollywood. Desde 2008, Downey Jr., de 50 anos, assumiu o papel de "Homem de Ferro", em uma série de filmes de sucesso incluindo "Os Vingadores", todos baseados nas revistas em quadrinhos da Marvel.

Os problemas do ator com a Justiça começaram em junho de 1996, quando ele foi preso por excesso de velocidade. Os policiais encontraram no carro cocaína, heroína e uma pistola. Em 1999, ele voltou à prisão por quase um ano, depois de ter admitido que violou a liberdade condicional.