TV por assinatura já ultrapassa Globo nas manhãs
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Com uma média de 7 pontos de ibope na Grande São Paulo, a TV por assinatura já ultrapassou a Globo em audiência em setembro, segundo dados consolidados de ibope na Grande São Paulo.
A média da Globo até o último dia 18 foi de 6, pontos --0,3 a menos que a TV paga.
O número reforça os dados sobre a crescente penetração da TV fechada no Brasil, que se expandiu cerca de 135% no país nos últimos cinco anos, conforme esta coluna informou no último dia 11.
O que chama mais a atenção, em qualquer horário do dia, é que o total de aparelhos ligados permanece o mesmo há décadas. Nas manhãs, está na casa dos 31%.
Ou seja, de fato está ocorrendo uma palpável migração em massa de telespectadores da TV aberta para a fechada.
ADENDO
É bom lembrar que quando falamos que a TV paga ultrapassou a Globo estamos falando que todos os canais da grade de assinatura (esportivos, noticiosos, filmes, entretenimento, desenhos) somados dão mais ibope que a Globo --que ainda é líder absoluta e com folga na TV aberta e em horários mais valiosos, como a faixa nobre.
Em setembro, a média de ibope está em:
1º) TV paga - 7 pontos (22% de share)
2º) Globo - 6,7 pontos (21,1%)
3º) SBT - 5,5 pontos (com viéis de baixa para 5,0 pontos) e 17,1% de share
4º) Record - 4,7 pontos (com viés de alta, para 5,0 pontos) e 14,7% de share
5º) Band - 1,5 ponto (com viés de baixa, para 1 ponto) e 4,6% de share
6º) RedeTV! - 0,7 ponto e 2,2% de share
DISPUTA PELO QUINTO LUGAR
A Band parece ter feito uma aposta certa ao manter um pouco de programação infantil nas manhãs.
Seriados como "iCarly" vêm ajudando a emissora a abrir até o dobro da audiência da RedeTV!, que apostou no programa de variedades "Melhor Pra Você".
Ajudada também pelo culinário "Dia Dia" e pelo público fiel do esportivo "Jogo Aberto", com Renata Fan, a Band tem ficado na casa do 1,5 ponto contra apenas 0,7 da RedeTV!. E seu custo é bem menor que o da concorrente.
"iCarly" conta a história de uma turminha (Carly, Sam Puckett e Freduardo), moradores em Seattle, que começa a fazer um show-pastelão pela internet que se torna um fenômeno de público.
O seriado teve cinco temporadas e acabou em 2012. Infelizmente.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.