Topo

TV por assinatura já ultrapassa Globo nas manhãs

Ana Maria Braga comanda do "Mais Você" nas manhãs da Globo - Reprodução/Instagram
Ana Maria Braga comanda do "Mais Você" nas manhãs da Globo Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

26/09/2015 17h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com uma média de 7 pontos de ibope na Grande São Paulo, a TV por assinatura já ultrapassou a Globo em audiência em setembro, segundo dados consolidados de ibope na Grande São Paulo.

A média da Globo até o último dia 18 foi de 6, pontos --0,3 a menos que a TV paga.

O número reforça os dados sobre a crescente penetração da TV fechada no Brasil, que se expandiu cerca de 135% no país nos últimos cinco anos, conforme esta coluna informou no último dia 11.

O que chama mais a atenção, em qualquer horário do dia, é que o total de aparelhos ligados permanece o mesmo há décadas. Nas manhãs, está na casa dos 31%.

Ou seja, de fato está ocorrendo uma palpável migração em massa de telespectadores da TV aberta para a fechada.

ADENDO

É bom lembrar que quando falamos que a TV paga ultrapassou a Globo estamos falando que todos os canais da grade de assinatura (esportivos, noticiosos, filmes, entretenimento, desenhos) somados dão mais ibope que a Globo --que ainda é líder absoluta e com folga na TV aberta e em horários mais valiosos, como a faixa nobre.

Em setembro, a média de ibope está em:

 1º) TV paga - 7 pontos (22% de share)

2º) Globo - 6,7 pontos (21,1%)

3º) SBT - 5,5 pontos (com viéis de baixa para 5,0 pontos) e 17,1% de share

4º) Record - 4,7 pontos (com viés de alta, para 5,0 pontos) e 14,7% de share

5º) Band - 1,5 ponto (com viés de baixa, para 1 ponto) e 4,6% de share

6º) RedeTV! - 0,7 ponto e 2,2% de share

DISPUTA PELO QUINTO LUGAR

A Band parece ter feito uma aposta certa ao manter um pouco de programação infantil nas manhãs.

Seriados como "iCarly" vêm ajudando a emissora a abrir até o dobro da audiência da RedeTV!, que apostou no programa de variedades "Melhor Pra Você".

Ajudada também pelo culinário "Dia Dia" e pelo público fiel do esportivo "Jogo Aberto", com Renata Fan, a Band tem ficado na casa do 1,5 ponto contra apenas 0,7 da RedeTV!. E seu custo é bem menor que o da concorrente.

 "iCarly" conta a história de uma turminha (Carly, Sam Puckett e Freduardo), moradores em Seattle, que começa a fazer um show-pastelão pela internet que se torna um fenômeno de público.

O seriado teve cinco temporadas e acabou em 2012. Infelizmente.