Topo

Pesquisa sobre câncer faz Fátima Bernardes parar de anunciar presunto

A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes em comercial da Seara - Reprodução
A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes em comercial da Seara Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

01/11/2015 11h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pesquisa da OMS divulgada na semana passada, a respeito do aumento de probabilidade de câncer para pessoas que consomem embutidos em excesso, já causa mudanças no mundo publicitário.

Em comum acordo entre todos os envolvidos (anunciante, agência e contratada), Fátima Bernardes não deverá mais anunciar presuntos e linguiças da marca Seara --pelo menos não nas próximas semanas.

O objetivo é não vincular, por ora, a imagem da jornalista e apresentadora do "Encontro com Fátima" com um produto que está na berlinda como "vilão" da saúde: os embutidos.

Do ponto de vista publicitário, a decisão conjunta teve um timing perfeito, já que, no momento em que a pesquisa era anunciada, a grife Seara não vinha divulgando seus embutidos, e sim comerciais relativos às suas massas, como lasanhas.

Embora tenha recebido o aval da OMS (Organização Mundial da Saúde), a pesquisa vem sofrendo críticas de vários setores, inclusive de médicos e cientistas do mundo todo, apontada como alarmista.

A pesquisa colocou carnes processadas, como presunto, bacon e linguiça, como possíveis cancerígenos, ao lado de produtos historicamente nocivos, como álcool e tabaco.

Se por um lado a Seara pisou no freio da publicidade de embutidos, outras marcas concorrentes, com a Marba, continuaram e até ampliaram anúncios de seus produtos nos últimos dias, como a mortadela --especialmente em rádio. 

Outro lado

Nesta terça-feira, por meio de sua assessoria de comunicação, a Seara negou que vá retirar as peças com Fátima divulgando presunto e outros embutidos.

"A campanha continua sendo veiculada com a anuência de todas as partes envolvidas". Sobre a pesquisa que apontou que pode haver aumento de incidência de câncer em pessoas que consomem carnes processadas, a Seara infomou ainda que "está atenta às discussões acerca do estudo da OMS e aproveita para reiterar sua preocupação e compromisso em oferecer sempre o melhor produto para seus consumidores".