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GfK troca diretor-geral e números de audiência vão ficar para 2016

GfK terá troca em seu comando - Moacyr Lopes Júnior/Folhapress
GfK terá troca em seu comando Imagem: Moacyr Lopes Júnior/Folhapress

Colunista do UOL

05/11/2015 13h27

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Em uma decisão que terá grande repercussão entre emissoras de TV e o mercado publicitário no país, a empresa alemã GfK decidiu trocar sua direção geral nesta quinta-feira (5).

O executivo Ricardo Monteiro, contratado no ano passado como cabeça da operação, deixou o cargo. A empresa agora vai procurar um novo nome para assumir a posição.

Segundo a GfK, Monteiro continuará no papel de consultor. Em mensagem enviada ao UOL, a empresa disse que a mudança "estava nos planos", e que a intenção da GfK era trocar Monteiro, "um técnico", por um profissional "de vendas".

A decisão não deve repercutir bem no mercado, tampouco entre Record, RedeTV! e SBT --únicas a assinar contrato--, uma vez que a GfK já está "atrasada" na divulgação dos primeiros números oficiais, que agora só devem sair em 2016.

Veja abaixo íntegra do comunicado:

São Paulo, 05 de novembro de 2015 – Após o bem-sucedido, lançamento do painel de TV da GfK, no início do mês passado, como planejado Ricardo Monteiro passa de diretor-geral a consultor da divisão de Medição de Audiência & Insights, na medida em que o projeto entra em uma nova fase com foco comercial. A GfK nomeará um sucessor orientado para a comercialização do novo serviço.

Stefan Raum, head global de Medição de Audiência da GfK, que tem apoiado o projeto de entrada no mercado brasileiro desde sua criação, continuará dando suporte à equipe local e supervisionará a busca pelo sucessor de Ricardo Monteiro. 

Ricardo Monteiro se juntou à GfK com foco na montagem da operação de medição de audiência no Brasil. Sua experiência e seu conhecimento da indústria de mídia a partir da perspectiva dos anunciantes foram fundamentais para o desenvolvimento de um produto adaptado às necessidades do mercado. Como o serviço de Medição de Audiência & Insights da GfK entra em uma nova fase, seu sucessor terá a tarefa de desenvolver o sucesso comercial do serviço, validando a GfK como uma nova moeda para compra e venda de espaço publicitário na TV. 

O futuro diretor-geral também continuará a desenvolver o painel online (que medirá o acesso dos consumidores à internet por meio de computadores, tablets e smartphones) e o serviço de medição crossmedia, que integrará os painéis de TV e online na mesma plataforma.

"Somos muito gratos ao Ricardo Monteiro por sua enorme contribuição na montagem e lançamento do nosso painel de medição de audiência de TV", afirma Stefan Raum. "O lançamento do painel, no início de outubro, foi um marco global para a GfK e o novo diretor-geral guiará a empresa em sua nova fase com foco comercial. Estamos felizes porque Ricardo Monteiro continuará conosco como consultor".

O painel de audiência de TV da GfK, de 6.000 domicílios, foi montado com base no mais abrangente levantamento socioeconômico feito no Brasil com essa finalidade (67 mil entrevistas), garantindo a representatividade de todas as faixas de público e um alto nível de eficiência e balanço da amostra.

A GfK tem 40 anos de experiência internacional em medição de audiência e está presente no Brasil desde 2002 na área de pesquisa de mercado.