Topo

Após bom começo, "Malhação" volta a perder ibope em 2015

Julia Konrad e Marina Moschen estão nesta temporada de "Malhação" - Pedro Curi/TV Globo/Divulgação
Julia Konrad e Marina Moschen estão nesta temporada de "Malhação" Imagem: Pedro Curi/TV Globo/Divulgação

Colunista do UOL

30/11/2015 11h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de uma breve recuperação no ibope, na temporada do ano passado, a novelinha “Malhação”, da Globo, voltou a perder público e audiência este ano.

Em 2015 a média de ibope da trama infantojuvenil é de apenas 14,5 pontos na Grande São Paulo (cada ponto = 67 mil domicílios). É a segunda pior média histórica (14,1 em 2014).
 
Mesmo com a queda, “Malhação” ainda segue líder isolada em seu horário não só em pontos, mas também em participação no universo de TVs ligadas (share): 27,3 em cada 100 aparelhos de TV ligados sintonizam a história.
 
Porém, é notável como a produção – destinada principalmente a revelar talentos para o horário nobre da Globo – vem perdendo público.
 
Dez anos atrás, em 2005, a novelinha registrava médias de 31 pontos e share de 58% (ou seja, 58 em cada 100 TVs ligadas).
 
Outro lado

Por meio da CGCom, a  Globo afirma que "nas 15 primeiras semanas de exibição (até a última sexta-feira, dia 27 de novembro), a média da temporada atual de "Malhação" chegou a 15 pontos; ou seja, está 1 ponto acima das três temporadas anteriores, considerando a mesma quantidade de semanas de exibição, em São Paulo."