Topo

"Eliza está longe de ser uma mocinha básica", diz Marina Ruy Barbosa

Na TV desde os 9 anos, Marina emenda um trabalho no outro e está longe de se cansar - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Na TV desde os 9 anos, Marina emenda um trabalho no outro e está longe de se cansar Imagem: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL

12/02/2016 09h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com apenas 20 anos, não é exagero algum dizer que Marina Ruy Barbosa já faz parte da história da Globo e da própria TV. Afinal, ela está na tela desde os nove anos de idade. Até aqui, já são 12 novelas, sem contar trabalhos no teatro e no cinema, além de uns “frilas” como apresentadora.

Marina, uma das atrizes mais promissoras – e disputadas – da nova geração, parece estar ligada em 220 volts. Parece nunca descansar, emenda um trabalho no outro e, tudo indica, está longe de se cansar. Ela não para de fazer planos para o futuro.

Nesta entrevista exclusiva à coluna Ooops!, esta talentosa carioca fala sobre seus planos, sobre a fama, como reage às críticas, sobre sua família e, claro, sobre a marrenta Eliza, de “Totalmente Demais”. Veja a seguir:

Marina, você tem apenas 20 anos e já tem 12 novelas, um longa, duas peças, fora programas como TV Globinho, no currículo. Com 9 anos, se não me engano, já estava na TV. Você não cansa?
Eu não canso, não (risos). Tenho pique para outras muitas novelas, muitos filmes e muitas peças. Eu adoro trabalhar! Atuação é minha grande paixão. Como você falou, eu tenho só 20 anos, então energia é o que não falta.

Claro que tem momentos em que me dá preguiça… Uma vontade de ficar na cama o dia todo fazendo nada, afinal também sou humana (risos). Mas, entre um trabalho e outro, sempre dá pra tirar um pouquinho de férias, viajar, relaxar, recarregar as energias e estar pronta para a próxima personagem.

Você é considerada uma das melhores e mais promissoras atrizes da nova geração. Você estuda muito? Se sim, quais são suas referências ou escolas? Ou se considera uma atriz intuitiva?
Uau, sou é? (risos) Obrigada! Eu estudo, sim. Me considero muito focada e determinada.

Gosto de ir além do estudo do texto, estou sempre estudando o tom, conversando com os companheiros de elenco e de carreira. É sempre bom poder trocar experiências com eles.

Acho que todo ator também é intuitivo, tem que ter a intuição para ficar natural em cena também. Em “Totalmente Demais” contamos sempre com a nossa preparadora de elenco, a Beta Perez, que nos ajuda muito a encontrar o tom dos personagens, a encontrar a química entre eles.

Marina e Juliana Paes em gravação de "Totalmente Demais" - Pedro Curi/Divulgação/TV Globo - Pedro Curi/Divulgação/TV Globo
Marina e Juliana Paes em gravação de "Totalmente Demais"
Imagem: Pedro Curi/Divulgação/TV Globo
A Eliza não é uma mocinha clássica, não é? Ela é bem mais humana que as tradicionais "heroínas": birrenta, boca-dura – e Juliana Paes que o diga! O que você tem em comum com a Eliza? É marrenta também?
A Eliza está longe de ser uma “mocinha comum”. Ela erra feio, é teimosa, chora, ri, é muito intensa. E acho que isso é algo que temos em comum, a intensidade e a determinação. Tanto eu, quanto Eliza, somos pessoas que, quando têm um objetivo, focam totalmente nele e dão o melhor para que o resultado seja positivo.

Mas eu não sou marrenta como ela, nem tão impulsiva… hahaha...

Agora uma pergunta bem pessoal: você é muito bonita, muito premiada, muito presente em redes sociais e muito cobiçada por homens e mulheres. Minha pergunta é: como você lida com a fama? Quero dizer, como é possível não deixar a fama subir à cabeça, não se tornar arrogante ou se transformar numa espécie de prepotente "Carolina" (Juliana Paes), por exemplo? Você faz terapia? Já se acostumou à fama? Pede ajuda a alguém? Se sente pressionada?
Olha, a fama é uma consequência do meu trabalho. Faz parte disso ser reconhecida (nas ruas), as pessoas querem estar próximas e até “serem” você.

Isso é tão engraçado! E eu respeito muito, porque isso é o retorno do nosso trabalho (que as pessoas demonstram).

Isso faz parte do pacote de se estar na televisão, nas revistas... Então não me faz ser mais ou menos do que ninguém. Sou um ser humano como outro qualquer, que trabalha todos os dias. Não tem por que ser prepotente ou arrogante, isso me faria uma pessoa completamente equivocada. Quem sou eu pra ser grosseira com o próximo?

Sobre família, tenho sorte de ter uma que sempre esteve por perto e não me deixou virar uma deslumbrada em nenhum momento. Eles são meu porto seguro.

Arthur (Fábio Assunção) e Eliza se beijam em "Totalmente Demais" - Renato Rocha Miranda/Divulgação/TV Globo - Renato Rocha Miranda/Divulgação/TV Globo
Arthur (Fábio Assunção) e Eliza se beijam em "Totalmente Demais"
Imagem: Renato Rocha Miranda/Divulgação/TV Globo
Como eu disse antes, você está presente em redes sociais, que são meio que um ninho de peçonha e de críticas, quando não ofensas. Como você lida com as críticas e, principalmente, fofocas sobre você?
Essa também é uma consequência da fama. Claro que fico chateada e brava com algumas fofocas, principalmente as mentirosas. Tento me preservar ao máximo, porque já temos uma grande exposição. Mas, as críticas sempre virão, temos que entender e absorver o que de fato importa.

Última pergunta, um spoiler: Eliza vai se apaixonar por Arthur (Fábio Assunção)? Ok, ele é bonitão, mas não é um pouco velho demais pra ela? Se sim, devo dizer que a personagem vai dar esperanças irreais para muitos quarentões...
Poxa, eu não concordo! (risos). Existem muitos relacionamentos por aí de homens mais velhos e mulheres jovens!

Acho que, se existe sentimento e respeito, qualquer relacionamento é válido. Acho que Eliza vai ficar bem confusa entre Arthur e Jonatas, mas eu acredito que o grande amor dela seja Jonatas mesmo.

Acredito que entre Arthur e Eliza é mais uma questão de encanto e admiração.