Topo

Fim do mistério: saiba quantos filmes e episódios há na Netflix no Brasil

Série original "Orange Is The New Black" faz parte do acervo da Netflix - Divulgação/Netflix
Série original "Orange Is The New Black" faz parte do acervo da Netflix Imagem: Divulgação/Netflix

18/02/2016 09h07Atualizada em 18/02/2016 12h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pela primeira vez os leitores do UOL saberão qual o tamanho exato do acervo de filmes, programas, episódios e outros itens no acervo Netflix no Brasil.

Antes de revelar o número, porém, é preciso agradecer a um grupo de funcionários de uma determinada empresa brasileira (que não identificaremos), que, por necessidade comercial e também curiosidade, decidiu checar o tamanho do inventário desse serviço de streaming, que vem crescendo tanto no Brasil.

Estima-se que o Netflix já tenha cerca de 4 milhões de assinantes no país, e tenha faturado mais de R$ 1 bilhão aqui no ano passado, conforme o UOL antecipou em 11 de janeiro.

Por dias e mais dias, os funcionários dessa empresa clicaram em absolutamente todos os itens do acervo Netflix e somaram filmes, programas, atrações especiais e cada um dos episódios de cada série ou desenho presente no acervo brasileiro.

Pronto, agora eu revelo: são 25 mil itens disponíveis no país.

Em todo o mundo, especialistas estimam que a Netflix tenha ao todo 1 milhão de itens em seu acervo.

O problema é que a empresa quase nunca obtém dos grandes estúdios os direitos para exibição de um mesmo produto em todos os países, apenas por região.

Por exemplo, a Disney disponibilizou à Netflix brasileira a primeira temporada do (hilário) seriado “Liv & Maddie”. Só que, na Disney dos EUA, o seriado já está na terceira temporada. Não há previsão de quando os demais chegarão aos brasileiros.

Outro exemplo: o estúdio Paramount Pictures é parceiro da Netflix desde 2013, mas não libera para o serviço de streaming no Brasil seriados como “Frasier”, por exemplo.

Porém  esse (ótimo) seriado está disponível para o serviço de streaming Globosat Play.