Topo

Na reta final, "A Regra do Jogo" já é 2º pior ibope da história

Novela não empolgou, mas vale tirar o chapéu para esses dois: Tony Ramos e Cauã Raymond - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Novela não empolgou, mas vale tirar o chapéu para esses dois: Tony Ramos e Cauã Raymond Imagem: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo

01/03/2016 18h55Atualizada em 08/03/2016 11h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apesar da alta considerável de público que obteve desde novembro do ano passado, com o fim de “Os Dez Mandamentos”), a atual novela da Globo às 21h30 terminará inevitavelmente com o segundo menor ibope do horário em todos os tempos.

Com 28,1 pontos de média até agora em São Paulo --principal e maior mercado publicitário do país--, “A Regra do Jogo” não conseguirá mais superar os 29,8 pontos de média obtidos por “Em Família”, que até detinha o posto de segunda pior em audiência.

O menor ibope da história da emissora, e com larga “vantagem”, é “Babilônia”: terminou com 25,5 pontos.

Cinco ou dez anos atrás essa pontuação seria algo impensável numa Globo, muito menos em horário nobre.

Cada ponto de ibope em SP hoje vale por cerca de 67 mil domicílios. Em anos anteriores esse ponto equivalia a um número menor de domicílios (ele é sempre atualizado de acordo com dados do Censo), mas isso não impede a nossa comparação.

As notícias não são melhores quando comparamos a participação no universo de aparelhos ligados, o share. "A Regra.." tem sido sintonizada por 42 em cada 100 TVs ligadas, ou seja 42%

Esse índice é bem menor que, por exemplo, que a badalada “Avenida Brasil” (62%), ou “Fina Estampa” (62%) e “Amor à Vida” (58,%)

Também é bom relembrar que “A Regra do Jogo” pode até ser o segundo menor índice em pontos da Globo no horário, mas foi líder isolada e com folga na maioria absoluta dos capítulos --não só em São Paulo, mas no país. Com exceção, claro, de algumas regiões do Brasil e em alguns dias isolados, em que foi derrotada no confronto com “Os Dez Mandamentos”, ano passado.