Topo

Veja as perguntas sobre futebol feitas pelo Cade a todas TVs (exceto Globo)

18/05/2016 11h47Atualizada em 18/05/2016 11h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No andamento do processo instaurado para analisar a legalidade do monopólio e exclusividade das transmissões do futebol brasileiro pela Globo, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) enviou um questionário a todas as emissoras abertas.

No documento, o órgão envia seis perguntas objetivas à direção de cada emissora. Veja quais são (o documento estava sob sigilo até o momento):

“Em relação aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em TV aberta:

1) Sua emissora de TV possui interesse em negociar com os clubes os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro após os vencimentos dos atuais contratos da TV Globo? Justifique sua resposta.

2) Comente o modelo atualmente adotado para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Nesse sentido, em que medida o mesmo facilita ou prejudica a entrada de novos players? Ou seja, quais são possíveis barreiras à entrada e/ou sunk costs existentes no mercado de transmissão do Campeonato Brasileiro?

3) Conforme noticiado recentemente na mídia especializada, a TV Band encerrou sua parceria com a TV Globo para transmissão das partidas do Campeonato Brasileiro. A partir disso, sua emissora teria interesse em firmar acordos nesse sentido com outras emissoras para transmissão do Campeonato Brasileiro e/ou outros campeonatos de futebol? Justifique sua resposta.

“Em relação aos direitos de transmissão de campeonatos de futebol no Brasil:

4) Quais seriam as sugestões de sua emissora de TV para aumentar a concorrência pelos direitos de transmissão de campeonatos de futebol em TV aberta no Brasil?

5) Sua emissora está atualmente negociando os direitos de transmissão de algum campeonato de futebol? Em caso de resposta positiva, qual(is)?

6) Sua emissora possui interesse em negociar os direitos de transmissão de algum campeonato de futebol? Em caso de resposta positiva, qual(is)? Justifique sua resposta.