Topo

Igrejas ocupam um quinto da TV aberta; campeã é RedeTV!, diz Ancine

Pastor Valdemiro Santiago ocupa grade de emissora UHF em regime de "subconcessão"   - Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Pastor Valdemiro Santiago ocupa grade de emissora UHF em regime de 'subconcessão' Imagem: Mastrangelo Reino/Folha Imagem

Colunista do UOL

16/06/2016 09h38Atualizada em 16/06/2016 09h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um mapa do tipo de conteúdo que ocupou as emissoras abertas em 2015, realizado pela Ancine, mostra que uma a cada cinco horas de programação da TV aberta é ocupado por programação religiosa.

Segundo o estudo, antecipado nesta quinta pelo jornal “O Globo”, igrejas ocuparam 21,1% da programação, que envolve canais VHF e UHF.

Entre os canais VHF, os principais, a campeã de vendas de horários para igrejas é a RedeTV!, com 43,4% de sua grade vendida para a igreja Universal; é seguida pela Record, que há anos vende suas madrugadas também para a Universal (21,7%).

Entre os canais UHF, o campeão foi a CNT, com quase 90% de grade vendida.

O único canal aberto que não tem nenhum minuto vendido ou cedido a igrejas é o SBT. Mesmo a Globo cede semanalmente cerca de 1h para a Igreja Católica com a “Missa em seu Lar”.

No caso da RedeTV!, além dos quase 45% de horários vendidos para religiões, ainda há, no mínimo, outros 25% destinados à publicidade, o que faz que haja menos de 30% de conteúdo propriamente dito.

Há várias suspeitas de irregularidades nessa venda de horários, como a chamada “subconcessão” (quando o concessionário cede a terceiros a programação, caso da CNT e da ex-MTV UHF, mas, por falta de legislação específica (e clara), isso não tem sido coibido.

Existem e já existiram vários projetos no Congresso que tentaram brecar esse “mercado da fé”, mas o lobby da chamada “bancada evangélica”, tanto na Câmara como no Senado, nunca deixou as propostas seguirem adiante.