Topo

Com Jogos, SBT abre distância da Record e se isola em 2º no ibope do país

Mamma, Leão e Gentili estão na vitoriosa programação "anti-Olimpíadas" do SBT - Leonardo Nones /SBT
Mamma, Leão e Gentili estão na vitoriosa programação "anti-Olimpíadas" do SBT Imagem: Leonardo Nones /SBT

18/08/2016 15h02Atualizada em 19/08/2016 13h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão sendo um ótimo negócio para o SBT. Sem investir um centavo na compra de direitos de transmissão e dobrando aposta na sua programação mais que tradicional, a emissora de Silvio Santos é em agosto vice-líder isolada de audiência em todo o país.

O SBT fez duas apostas acertadas: 1) abriu mão de (gastar e) transmitir algo que outras três emissoras já fariam; 2) acreditou na própria programação e no desinteresse de uma parte dos telespectadores nos jogos.

Enquanto a Record obteve média de 5,7 pontos de 7h à 0h, entre os dias 5 e 16 de agosto, o SBT marcou 7,1 pontos. Ou seja, já conta com 1,4 ponto a mais que sua concorrente.

De uma lista de 9 capitais mensuradas pela Kantar Ibope, à qual a coluna teve acesso, o SBT ficou à frente em pelo menos 8: São Paulo, Rio, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Recife, Goiânia e Manaus.

A única capital do país em que a Record ainda está à frente --mas só por um décimo-- é Salvador (7,0 x 6,9).

Nas 24 horas do dia, desde o início dos Jogos, o SBT também tem folga na vice-liderança: 5,9 x 4,3 pontos da Record. Cada ponto equivale a cerca de 240 mil domicílios sintonizados.

Isso é mais do que o SBT fechou junho, 5,7 pontos, e que foi a maior audiência da emissora nas 24 horas do dia desde 2008.

@feltrinoficial